Script = https://s1.trrsf.com/update-1732832711/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Ziraldo, criador de O Menino Maluquinho e lenda da literatura infantil, aos 91 anos

Cartunista faleceu em sua casa, na zona sul do Rio de Janeiro.

6 abr 2024 - 21h18
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das grandes lendas da cultura nacional, Ziraldo faleceu na tarde deste sábado (6), aos 91 anos. Responsável por conceber franquias como O Menino Maluquinho e Turma do Pererê, o cartunista morreu dormindo em sua casa, no Rio de Janeiro.

Foto: Ziraldo/Divulgação / Adoro Cinema

Roteirista, dramaturgo, poeta, produtor, humorista e jornalista, Ziraldo começou sua carreira na Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo), em 1954, e no decorrer de seus primeiros anos como comunicador trabalhou na revista O Cruzeiro e no Jornal do Brasil com charges que conquistaram o Brasil. Nesta jornada, ele ainda foi um dos fundadores de O Pasquim, periódico de oposição ao regime militar, além de popularizar diversos personagens como Jeremias, Supermãe e Mineirinho.

Pioneiro, o artista lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um único autor com Turma do Pererê, em 1960. Sua outra saga nas HQs veio vinte anos depois com o lançamento do livro O Menino Maluquinho, obra adaptada para diversas mídias, incluindo séries e filmes.

Foto: Adoro Cinema

A relação do cartunista com o cinema é extensa. Além de ser a figura principal de alguns documentários sobre sua carreira, como Ziraldo - Uma Obra que Pede Socorro e Ziraldo - Era Uma Vez um Menino..., o ilustrador roteirizou os três primeiros filmes de O Menino Maluquinho e ainda escreveu para o longa Rio, Verão e Amor (1966), a adaptação de A Turma do Pere

Leia o artigo em AdoroCinema

"É uma regra para ser brasileiro: aprender a ler com a Turma da Mônica": Franjinha e Milena provam que é possível aprender ciência brincando (Entrevista)

O Doutrinador: Criadores dos quadrinhos falam sobre o super-herói brasileiro que combate a corrupção (Exclusivo)

Cine PE 2018: Curtas-metragens instigantes e documentário sobre Henfil conquistam o público

Menino Maluquinho 25 anos: Ator e diretor do filme falam sobre possibilidade de reboot e mudanças desde o lançamento (Entrevista Exclusiva)

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade