Mulan existiu na vida real? Evidências apontam inspirações surpreendentes para lenda chinesa
Conhecida no ocidente pelo filme da Disney, personagem faz parte da história da China.
É difícil falar sobre produções dos anos 1990 sem citar um dos longas-metragens mais emblemáticos desta frutífera década: Mulan. A animação da Disney dirigida por Tony Bancroft e Barry Cook, animadores de clássicos como Aladdin, A Bela e a Fera e O Rei Leão, conquistou público e crítica com uma história madura e emocionante com um bom equilíbrio de humor.
Quando os mongóis invadem a China, o imperador decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família.
Assim, sua filha rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, mas os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão (Eddie Murphy), que havia caído em desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece a jovem descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva.
Mulan é baseado em uma lenda chinesa, com diferentes versões e menções desde do século 6, através do poema A Balada de Mulan. Trata-se de uma curta e poderosa narrativa que acompanha uma garota que assume o lugar do pai quando o Exército o chama, exatamente como na animação. Diversas adaptações desta história atravessaram o tempo, sempre com elementos da época em questão.
Mulan: Animação da Disney recebe versão de trailer honesto
Mulan: Diretora explica ausência de Mushu no live-action
Mulan: Live-action do Disney+ faz homenagem à animação e você nem percebeu