Na Netflix: Esta incrível história real passou injustamente despercebida, mas merece cada minuto do seu tempo
O drama marcou a estreia de Chiwetel Ejiofor na direção de um longa-metragem.
William Kamkwamba é um jovem que nasceu no Malawi, um pobre país do continente africano. Aos 14 anos, uma terrível seca atingiu a aldeia onde ele morava, deixando as pessoas sem nada para comer. Excelente aluno e apaixonado por física, William decide salvar o local onde habita, passando a estudar para construir um gerador eólico, fonte de energia elétrica.
Para quem não sabe do que se trata, essa é a sinopse de O Menino que Descobriu o Vento, um longa-metragem baseado em fatos reais extremamente tocante. Nele, acompanhamos a jornada de um jovem determinado a sobreviver, protagonizado por Maxwell Simba e dirigido por Chiwetel Ejiofor.
FILME FOI ACLAMADO PELA CRÍTICA
Com 86% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes, The Boy Who Harnessed the Wind (no original) foi exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Sundance, conquistando de cara a crítica. O filme foi indicado para representar o Reino Unido na 92ª edição do Oscar, em 2020, mas acabou não sendo selecionado para disputar a estatueta.
Baseado em um livro de mesmo nome, a obra foi a estreia de Ejiofor na direção de um longa. Durante uma entrevista para o Deadline, em 2019, o ator e cineasta afirmou que a experiência de adaptar os escritos foi bastante satisfatória, principalmente por se tratar de uma história tão marcante.
"Foi como um efeito de bola de neve. Comecei a ler este livro e foi uma coisa que levou a outra. Acho que foi lançado em 2009, então li e pensei: 'Adoraria contar essa histór…