"Não parava até conseguir o que queria": Há 44 anos, este lendário ator repetiu sua única fala 147 vezes
Em 1980, esse diretor lançou o que seria um clássico, mas, para alcançar a perfeição, foi necessária muita paciência por parte de seus atores.
Muitos fatores contribuem para que O Iluminado seja um clássico reverenciado. Seja pelo roteiro, baseado em uma das obras de maior sucesso de Stephen King, pela entrega magistral de Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd, pela produção impecável dos efeitos práticos e maquiagem, pela trilha sonora impactante ou pelo perfeccionismo de Stanley Kubrick. O fato é que todos esses elementos se alinharam com maestria para criar o que hoje conhecemos como uma das maiores referências do gênero terror.
Porém, com o passar do tempo, as informações sobre o que aconteceu nos bastidores nos dão uma noção mais clara do processo criativo — e muitas vezes exaustivo — que resultou na obra que vemos na tela. Shelley Duvall já compartilhou sua perturbadora experiência de trabalhar com Kubrick, e Jack Nicholson também enfrentou o desgaste ao lado do cineasta, conhecido por sua direção obsessiva.
Em uma entrevista para a revista norte-americana Movieline, Nicholson revelou que precisou gravar uma única cena 147 vezes. Detalhe: ele tinha apenas uma fala nesse trecho do roteiro!
"Foi a cena em que Barry Nelson levou meu personagem e sua família para um passeio pelo hotel. Stanley tinha muito trabalho de câmera e rastreamento intrincado naquela cena, e ele obviamente tinha uma visão muito específica d…
Artigo original publicado em AdoroCinema
"Fiquei realmente decepcionado": O motivo que fez Stephen King odiar O Iluminado de Stanley Kubrick