Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Napoleão: Essa cena poderia ter feito o final ser visto de forma MUITO diferente

Uma curta cena situada pouco antes da Batalha de Waterloo, que Ridley Scott decidiu no último momento não filmar, poderia ter feito a ligação com a cena final do filme.

1 dez 2023 - 15h20
Compartilhar
Exibir comentários

ATENÇÃO: ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE NAPOLEÃO

Foto: Apple TV+ / Adoro Cinema

É um eufemismo dizer que o Napoleão de Ridley Scott causa divergência. Entre os defensores da liberdade artística e ficcional reivindicada pelo cineasta, e os historiadores (pelo menos alguns deles) que se veem estrangulados por certas escolhas problemáticas - para não dizer erráticas - do realizador, o material crítico é particularmente abundante. O que não importa tanto para Scott, que silenciosamente varre tudo para debaixo do tapete.

Scott termina assim a sua narrativa na ilha de Santa Helena, onde Napoleão vive exilado pela segunda vez - que desta vez será definitiva. Colocado sob o controle estrito de seu carcereiro britânico, o Imperador caído definha, assombrado pela voz de Josephine.

Como no final de O Poderoso Chefão III, que viu um velho Michael Corleone relembrando as memórias de seu passado com sua família, sentado em uma pequena poltrona instalada em um pátio antes de desmaiar, Napoleão olha para duas meninas brincando com gravetos no jardim de sua prisão domiciliar em Longwood.

"Você sabe quem incendiou Moscou?" ele diz a elas. Respondendo afirmativamente, as jovens dizem que são os russos. "Não, sou eu", ele responde. Antes de literalmente cair para fora de cena um pouco mais tarde, diminuído e desgastado pelos anos.

É também uma forma de especular, sem demonstrar diretamente, sobre a doença do imperador que acabou o vencendo em 5 de maio de 1821. Se os rumores colocam a responsabilidade pelo envenen…

Leia o artigo em AdoroCinema

Napoleão: Entenda a história real da Imperatriz Josephine e saiba como ela morreu

Saiba quais foram as últimas palavras de Napoleão — elas resumem todo o enredo do filme de Ridley Scott

"O melhor filme nunca feito": Não conseguir realizar filme sobre Napoleão foi a maior frustração de Kubrick

48 horas de filmagem para uma cena de 20 minutos: O melhor filme de Vanessa Kirby antes de Napoleão

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade