Nem Barbie, nem Oppenheimer: O filme mais lucrativo de 2023 superou as expectativas e agora é o início de uma saga
Apesar da bilheteria bilionária, Barbie não foi o filme mais lucrativo de 2023.
Embora o fenômeno Barbenheimer tenha sido o grande destaque de 2023 nos cinemas, com o filme protagonizado por Margot Robbie consagrado como a maior bilheteria do ano, não ficou com nenhum dos dois o título de produção mais lucrativa. Neste quesito, quem venceu foi Super Mario Bros. - O Filme.
A animação apareceu no topo do Most Valuable Blockbuster Tournament de 2023, um estudo realizado pelo Deadline que surgiu a partir do novo modelo de distribuição de filmes que começou no período da pandemia de Covid-19. Foi quando os estúdios começaram a lançar suas produções ao mesmo tempo nos cinemas e no streaming, ou com alguns meses de intervalo entre um e outro - um modelo que permanece até hoje e que tem se mostrado lucrativo.
Enquanto produções da Marvel, DC e Disney não foram tão bem quanto se esperava no ano passado, os primeiros lugares do pódio foram para os filmes de maior bilheteria que já conhecíamos, mas em ordem diferente. Ou seja, embora Barbie tenha fechado 2023 como o filme de maior bilheteria do ano, com mais de 1,4 bilhão de dólares arrecadados, não foi considerado o mais rentável.
No que diz respeito às receitas, o Deadline considerou tanto os resultados dos filmes em salas de cinema como as receitas provenientes de streaming e canais de televisão, bem como as vendas de Blu-ray, DVD e outras mídias. Em relação às despesas, o…
No streaming: Super Mario Bros. - O Filme e mais adaptações de games para assistir agora no Telecine