Nem O Labirinto do Fauno, nem A Forma da Água: O melhor filme de Guillermo del Toro é uma fantasia sombria que ninguém queria financiar
Acabou sendo um dos melhores filmes de 2022 e também o mais bem avaliado do cineasta.
A filmografia de Guillermo del Toro como diretor não é muito extensa, mas, como acontece com Quentin Tarantino, é uma das mais impecáveis. Desde sua estreia no início dos anos 90 com Cronos, hoje considerado cult, o cineasta mexicano se consolidou como um dos cineastas atuais mais reconhecidos do mundo e um mestre da fantasia sombria.
No início dos anos 2000, Del Toro deixou sua marca com uma grande variedade de filmes: desde adaptações de quadrinhos famosos, como a saga Hellboy, até aclamados filmes históricos de fantasia ambientados durante a Guerra Civil, como A Espinha do Diabo ou o multipremiado O Labirinto do Fauno.
Porém, o filme pelo qual Guillermo del Toro receberia o maior reconhecimento internacional seria A Forma da Água, um drama de fantasia romântica ambientado na década de 1960 pelo qual o público e a crítica se apaixonaram.
Estrelado por Sally Hawkins e Octavia Spencer e lançado em 2018, A Forma da Água foi indicado a 13 Oscars e ganhou quatro, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Del Toro. Porém, os filmes mais premiados do diretor mexicano, A Forma da Água e O Labirinto do Fauno, não são os mais valorizados, mas os mais bem avaliados pela crítica de sua filmografia, o que é outra coisa. Embora a diferença não seja muita.
O melhor filme de Guillermo Del Toro
Poucos ficarão surpresos ao saber que se trata de Pinóquio por Guillermo del Tor…
Pinóquio: Tom Hanks deu presente inusitado a ator que dubla o boneco no filme do Disney+