Netflix apresenta poderoso documentário sobre os crimes nazistas contra a Alemanha queer
Disponível na Netflix, o documentário Cabaré Eldorado: O Alvo dos Nazistas lança luz sobre a ascensão do regime nazista liderado por Adolf Hitler através dos olhos e experiências da comunidade LGBTQIAP+ da época.
"Hier ist's richtig!" - "É aqui que tudo acontece!" em português - podia ser lida em letras grandes e bem iluminadas na fachada do Eldorado em Berlim na década de 1920. Enquanto a Alemanha se reconstruía após a Primeira Guerra Mundial, esse cabaré se tornou um refúgio, um lugar de liberdade. A mesma liberdade que, alguns anos depois, seria pisoteada pelo Terceiro Reich.
Intitulado Cabaré Eldorado: O Alvo dos Nazistas, o documentário toma esse local pouco conhecido como ponto de partida para traçar os horrores cometidos pelo regime nazista contra a comunidade LGBTQIAP+.
Após o fim do Império Austro-Húngaro em 1918, Berlim era uma cidade vibrante, elétrica e, acredite ou não, de vanguarda. Uma verdadeira liberação sexual tomou conta da capital. Quando a noite caía, o Eldorado era o lugar para se estar. Homens e mulheres se reuniam lá para admirar as performances frenéticas das drag queens no palco.
O documentário dirigido por Benjamin Cantu revive essa euforia por meio de reconstituições dignas de um filme de cinema. A história é contada pelos olhos de um punhado de pessoas com destinos trágicos: o campeão de tênis Gottfried von Cramm; Magnus Hirschfeld, pioneiro em estudos sexuais; a atriz Charlotte Charlaque e Ernst Röhm, braço direito de Adolf Hitler. Eles são homossexuais e transgêneros, e cada um deles, por sua vez, torna-se alvo do poder nazista.
Flu…
Netflix celebra o mês do orgulho LGBTQ+ com lista especial de filmes e séries
Todo vilão da Disney é gay ou drag queen? Descubra os personagens queer coded do estúdio