No streaming: O filme de ficção científica alucinante que apresentou um dos heróis de ação mais carismáticos da história do cinema
A primeira colaboração entre John Carpenter e Kurt Russell nos deu o inesquecível personagem Snake Plissken.
A história dos filmes de ação está repleta de caras durões mais ou menos convincentes. De todos eles, apenas um grupo muito pequeno realmente conquistou o público, geralmente devido ao carisma dos atores que os interpretaram.
Hoje é hora de falar sobre um desses casos, pois poucos heróis do gênero são tão memoráveis quanto Snake Plissken, interpretado por Kurt Russell em Fuga de Nova York - embora, para ser justo, seria mais apropriado considerá-lo um brilhante anti-herói -.
Lançado em 1981, Fuga de Nova York é um filme que mistura ficção científica e ação para contar a história de como um ex-membro das forças especiais é forçado a participar de uma missão quase suicida para salvar o presidente dos Estados Unidos em troca de sua liberdade. E é melhor que ele tenha sucesso, pois explosivos serão acionados caso ele não conclua sua missão em menos de 24 horas.
Um dos principais trunfos do filme é a forma como John Carpenter retrata a decadência absoluta de Nova York, uma cidade abandonada à própria sorte, povoada por criminosos da pior espécie.
Isso também serve para acrescentar certos elementos de faroeste a uma corrida contra o relógio em um cenário distópico com o qual o diretor de O Enigma de Outro Mundo oferece um retrato devastador da decadência da sociedade atual. Poderíamos falar de civilização, mas o próprio cineasta mostrou, poucos anos depois, que sua visão do sistema capitalista estava longe de ser idílica no essencial Eles Vivem.
Para assistir em casa: Este fantástico blockbuster de ficção científica com Tom Cruise é puro terror
John Carpenter quer que neonazistas e antissemitas parem de deturpar Eles Vivem