O detalhe que tornou Jurassic Park icônico: Diretor recusou 100 propostas antes de encontrar resposta "óbvia"
Uma imagem que estava bem debaixo de seu nariz.
Já se passaram 30 anos desde seu lançamento nos cinemas, mas Jurassic Park ainda exerce o mesmo fascínio que exercia no primeiro dia. Há muitas razões pelas quais ele continua a surpreender, desde o trabalho espetacular de efeitos especiais até o elenco memorável e a incrível direção de Steven Spielberg. Mas há um detalhe que se destaca dos demais e que vem à mente toda vez que o filme é mencionado: o logotipo.
Aparentemente simples, mas totalmente icônico e inesquecível. Esse logotipo com o esqueleto de dinossauro em um fundo vermelho, com o título do filme sob seus braços curtos, é uma imagem que continua forte e tem sido referenciada de todas as formas possíveis. Spielberg sabia de sua importância para o sucesso do filme e, por isso, trabalhou com Tom Martin para conseguir isso.
Martin é um lendário diretor de arte que também trabalhou com Spielberg em A Lista de Schindler, além de criar pôsteres e logotipos para filmes memoráveis, como De Volta Para o Futuro.
Tom recebeu a tarefa de criar um logotipo que funcionasse para o filme, mas também para o parque fictício dentro dele. Ele tinha que ser adequado para merchandising, o que seria fundamental para a história e, também, para o sucesso de Jurassic Park em todas as suas facetas.
A criação do logotipo
O processo não foi fácil. Martin procurou a colaboração de diferentes agências de mar…
Jurassic Park, de Steven Spielberg, será refeito após 30 anos?
Qual é a ordem dos filmes de Jurassic Park e Jurassic World? Franquia também tem série na Netflix