O Exorcista: o filme que revolucionou o gênero de terror no cinema
Dirigido por William Friedkin, O Exorcista foi responsável por fazer o público e a crítica começarem a prestar atenção no gênero de terror
Por muitos anos, a sétima arte menosprezou o gênero de terror. Seus filmes ficavam de fora das grandes premiações e poucas vezes ganhavam destaque entre o público e a crítica. Porém, tudo mudou em 1973, quando estreouO Exorcista.
Tudo começou quando o cineasta William Friedkin passou a trabalhar na adaptação do livro homônimo de William Peter Blatty. Baseado numa história real de um exorcismo de um menino de 14 anos, a história conta sobre a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos. E assim surgiu aquele que seria um dos maiores clássicos do gênero de terror em Hollywood.
- William Friedkin, diretor de "O Exorcista", morre aos 87 anos
- O Exorcista: desmaios no cinema, terror nos bastidores e mais curiosidades assustadoras
Com Linda Blair no papel principal, O Exorcista foi revolucionário por ser uma produção ousada. O longa foi responsável por aterrorizar o público, principalmente por ser revolucionário em sua estética. Friedkin apostou em cenas fortes, figurações grotescas e a tentativa de ficar o mais próximo da realidade possível.
Os efeitos especiais foram o toque principal do filme. Afinal, até seu lançamento, não havia nada como aquilo no mercado. E até hoje todos se lembram da famosa cena em que Reagan, a garota possuída, gira sua cabeça em 360º. Ou da que ela vomita um líquido verde no rosto do padre.
Contudo, sua distribuição e marketing tiveram um papel importante na sua eternização na sétima arte. O filme foi um enorme sucesso comercial e se tornou um dos filmes de terror mais lucrativos de todos os tempos, com quase meio bilhão de dólares arrecadados ao redor do mundo.
A sua grandiosidade foi provada no Oscar de 1974, quando ele foi indicado a 10 categorias da premiação, incluindo a grande maioria de suas categorias principais. Ele é até hoje o único filme de terror indicado ao Oscar de Melhor Filme - o que apenas afirma ainda mais o quanto o gênero ainda é mal visto na indústria.
Mesmo décadas após seu lançamento, O Exorcista permanece como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Revolucionário, ele abriu portas para que o público começasse a prestar atenção no gênero, resultando em outras grandes produções para a alegria dos fãs do obscuro.
HFTV NAS REDES SOCIAIS 👇
YOUTUBE | INSTAGRAM | TWITTER
FACEBOOK | PODCAST | TIKTOK