O Rei da TV: Como é a série sobre Silvio Santos que irritou a família Abravanel
Série brasileira com duas temporadas foi criticada por filhas e pelo próprio Silvio Santos.
Desde quando foi lançada em 2022, a série "O Rei da TV" despertou polêmicas e chegou até mesmo a ser criticada pela família Abravanel. A dramatização reconta a vida e a carreira de Silvio Santos, que morreu neste sábado (17) aos 93 anos, sem esconder lados polêmicos e contraditórios.
E isso, é claro, não agradou a todos. Mas, afinal, quais são as polêmicas da série?
Qual é a história de O Rei da TV?
Com duas temporadas e um total de 16 episódios no ar, a série disponível no Star+ acompanha a vida de Senor Abravanel da infância humilde à juventude como camelô, passando pelo trabalho na rádio como locutor e chegando ao seu lugar estabelecido como um dos maiores nomes da TV brasileira.
A série foi criada para a TV pela dupla André Barcinski e Marcus Baldini, mas foi prontamente rejeitada pela família Abravanel ainda na primeira temporada. A polêmica voltaria a circular em 2023, com o lançamento da segunda temporada, com fãs e familiares de Silvio descontentes com a abordagem da atração.
Por que O Rei da TV não agradou à família de Silvio Santos?
Em várias ocasiões nos últimos dois anos, vários integrantes da família Abravanel declararam publicamente estarem em desacordo com a trama, citando inconsistências histórias e passagens criadas unicamente para a ficção.
O próprio Silvio Santos, em outubro de 2022, falou brevemente sobre a série, em uma entrevista concedida no dia em que foi votar nas eleições presidenciais, em São Paulo:
"Não é boa nem ruim. É meio piada. Podiam fazer melhor. A série foi muito mal feita, podia ser bem feita", declarou na ocasião.
Além dele, algumas das filhas do patrão também emitiram suas opiniões. Daniela Beyruti escreveu em seu Instagram que a história era "mal contada" e repleta de "inverdades".
"Assisti um episódio e não vou assistir mais. Me perguntei: quem produziu isso? Com que intuito? História mal contada, tantas inverdades, personagem arrogante, um Silvio Santos que ninguém conhece, nem conheceu. Lamentável!", escreveu.
A filha mais velha do Rei da TV, Cynthia Abravanel, também não poupou críticas à atração quando deu uma entrevista a Carlos Alberto de Nóbrega no podcast O Pod É Nosso. "Eu não assisti. Não é nossa vida. Aquele lá não é meu pai. Completamente desrespeitosa. Eles estão esperando a gente entrar [na Justiça] porque eles querem se dar bem. Falei para as minhas irmãs: ‘nem dá bola...’."
Na mesma conversa, o próprio apresentador disse que chegou a cogitar levar a série à Justiça, mas desistiu da possibilidade para não dar mais atenção ao seriado. Além deles, o cabeleireiro Robson Jassa e Patrícia e Silvia Abravanel também já se manisfestaram contra a atração, declarando que a mesma não faz jus à figura de Silvio Santos.
Já Thiago Abravanel, ao podcast Inteligência LTDA., disse que ainda não tinha visto a série inteira, e não conseguia entender se era uma sátira ou homenagem. "Fica num lugar meio nebuloso. Eu acreditaria mais se falassem: é uma série que critica o Silvio Santos ou é uma série que homenageia o Silvio Santos, sei lá. É uma fábula sobre o cara da televisão. Não sei dar minha opinião concreta, mas dentro do que vi, fico na dúvida de qual foi o objetivo."
Em algumas ocasiões, Daniela, Cynthia e outros membros da família Abravanel chegaram a sugerir que outra produção sobre Silvio Santos estaria a caminho, desta vez com o lado deles da história. O filme "Silvio", estrelado por Rodrigo Faro, parece ser esta resposta a "O Rei da TV".
O que dizem os criadores da série?
Em entrevista concedida em 2022 ao portal Tangerina, Baldini afirmou que gostaria que a série fosse vista e criticada.
"Acho que todo mundo tem o direito de achar o que quiser. A gente tem o direito de fazer, as pessoas têm o direito de gostar ou não. Eu não vejo a crítica como uma coisa nociva, mas como um diálogo que você estabelece. O que eu acho interessante é que as pessoas tenham uma opinião. Se elas gostam ou desgostam, pelo menos foram tocadas por aquilo de alguma maneira, o que para mim é melhor do que passar batido."
Produtores da série se manifestaram sobre a morte de Silvio Santos?
O co-criador e co-roteirista André Barcinski fez uma live em seu YouTube no último sábado (17) com diversos convidados para discutir o legado de Silvio Santos. O jornalista e escritor não diminuiu o legado do comunicador, declarando:
"O maior personagem da história da TV brasileira foi Silvio Santos. Goste ou não dele, concorde ou não com ele, aceite o jeito como ele era ou não. O Silvio era um cara falível, cheio de problemas, cheio de questões na carreira dele. O Silvio foi um comunicador absolutamente brilhante que inventou do nada um império de comunicação, um império televisivo, e marcou a vida dos brasileiros como pouquíssima gente conseguiu. Acho que, pela longevidade, pela importância, pela relevância que ele tem na vida brasileira nos últimos 60 anos, acho que só existem dois outros brasileiros semelhantes em fama e importância, que são Pelé e Roberto Carlos."
Já o ator José Rubens Chachá, que viveu Silvio na série, lamentou. "O país se despede tristemente de Senor Abravanel, o criador do maior personagem da TV brasileira: Silvio Santos. Vai em paz , e deixe na nossa lembrança o seu eterno sorriso."