O Segredo de Brokeback Mountain era muito importante para Heath Ledger: Ator se recusou a apresentar o Oscar por ofensa ao filme
Longa conquistou três estatuetas de ouro, mas perdeu o prêmio de Melhor Filme em 2006.
Embora o tempo tenha dado a O Segredo de Brokeback Mountain o status que o filme merece, não é preciso voltar muito atrás para encontrar uma época em que o longa foi insultado pela crítica e pelo público por sua representação da homossexualidade em um gênero tão conservador. Suas estrelas sempre se posicionaram a favor do filme, especialmente Heath Ledger.
Pelas declarações de Jake Gyllenhaal (seu parceiro de cena e amante no filme) sabemos que Ledger foi especialmente protetor com o filme, a tal ponto que quando a organização do Oscar os convidou em 2007 para entregar um prêmio, ao ler o roteiro Ledger o rejeitou, visto que incluía uma piada degradante do filme no monólogo de abertura.
"Na época eu estava tipo, 'Oh, bem, tanto faz.' Eu sempre digo: 'São boas oportunidades'. E Heath disse: 'Não é uma piada para mim'. Isso é o que eu adorava em Heath. Ele nunca brincou. Alguém queria fazer uma piada com a história ou algo assim, e ele dizia: 'Isso é sobre amor.'"
A seriedade de Heath sobre isso é compreensível. Não só a recepção do filme foi desproporcional em um determinado setor, como o tema da homossexualidade continuou sendo uma importante batalha cultural nos Estados Unidos que ainda não havia legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em uma entrevista coletiva na época, o ator…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Um novo filme de monstros vem aí: O visual de Lobisomem foi inspirado em Heath Ledger?
No streaming: Este faroeste visualmente deslumbrante é uma obra-prima emocionante
Os 6 melhores beijos cinematográficos para deixar qualquer pessoa apaixonada