'Os Croods 2', 'Cinderela' e mais 10 dicas pra ver em casa
A animação 'Os Croods 2: Uma Nova Era' é a principal estreia da semana. Opção para entreter as crianças no feriadão da Independência, o segundo filme da família pré-histórica da DreamWorks Animation é melhor que o primeiro lançamento de 2013, além de ter sido um dos raros sucessos de cinema da pandemia.
Na trama, a família cro-magnon original encontra a primeira família metrossexual (na verdade, neolítica), que é bem mais avançada, com conhecimentos agrícolas, mas também preocupações com a aparência - da barba hipster bem cultivada aos chinelos de estilo havaianas. A versão em português traz as vozes de Juliana Paes e Rodrigo Lombardi, enquanto a dublagem original em inglês volta a reunir o elenco formado por Nicolas Cage ('A Cor que Caiu do Espaço'), Emma Stone ('La La Land') e Ryan Reynolds ('Deadpool'), além de Cloris Leachman ('Eu Só Posso Imaginar') em seu último papel, como a vovó.
As crianças também têm o musical de 'Cinderela' estrelado pela cantora Camila Cabello. Mas apesar do elenco incluir Billy Porter ('Pose') como Fada Madrinha e Idina Menzel (a dubladora de Elsa em 'Frozen') como a Madrasta, vale observar que a produção não empolgou a crítica. As resenhas são bastante desfavoráveis na comparação com as adaptações live-action da Disney, inclusive a versão musical de 1997, feita para a TV com a cantora Brandy no papel principal.
Combinando musical e animação, há uma legítima produção da Disney, o híbrido de fantasia e documentário de Billie Eilish, em que ela canta o repertório de seu novo disco, 'Happier Than Ever', no palco do famoso Hollywood Bowl sem plateia e com direção do cineasta Robert Rodriguez ('Alita: Anjo de Combate').
Recém-lançada, a plataforma adulta da Disney, a Star+, também oferece uma comédia exclusiva em streaming, em que um casal branco sem noção invade a festa de casamento de um casal negro recatado após conhecê-los durante as férias. Geralmente comportado, o segundo casal saiu do sério durante o último verão no México e agora precisa conviver com as consequências - dois novos melhores amigos brancos e aloprados - , em meio a convidados e familiares de seu matrimônio. O elenco destaca uma inesperada boa combinação de John Cena ('O Esquadrão Suicida') e Lil Rel Howery ('Corra!').
Há ainda duas produções adolescentes razoáveis: uma comédia com Victoria Justice ('Brilhante Victória') e uma sci-fi com Lily-Rose Depp (a filha de Johnny). Mas o jovem ator que se sai melhor na semana é Jack Dylan Glazer ('Shazam!') no suspense 'Don't Tell a Soul'.
Para os adultos, as opções incluem 'Quanto Vale?', lançamento da Netflix que lembra os 20 anos da tragédia de 11 de setembro de 2001, e mais quatro dramas. O destaque cinéfilo, porém, fica com 'A Verdade', primeiro filme ocidental do premiado cineasta japonês Hirokazu Koreeda, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2018 com 'Assunto de Família'. O filme acompanha o encontro do personagem do americano Ethan Hawke ('Juliet, Nua e Crua') com sua sogra francesa venenosa, vivida por Catherine Deneuve ('Potiche - Esposa Troféu'). Curiosamente, os dois também interpretam atores na trama. Apresentada como uma diva, Deneuve tem uma relação conflituosa com a filha, encarnada por outra grande estrela francesa, Juliette Binoche ('Acima das Nuvens'). Paralelamente ao enredo central, a trama ainda presta homenagem à carreira de Deneuve, ao longo de várias reminiscências.
Confira abaixo uma dúzia de dicas (com os trailers) de estreias para conferir nas plataformas digitais neste fim de semana.