Os únicos três personagens de Star Wars que sabiam que Darth Vader era o pai de Luke
Bem, é discutível se realmente existem apenas três, mas deixe que George Lucas confirme isso.
Em 1977, após o sucesso de Star Wars, Mark Hamill quase perdeu tudo. Correndo por uma estrada em alta velocidade, sem carros à sua frente, o ator pensou que poderia acelerar um pouco mais: quando se deu conta, estava acordando no hospital e talvez não pudesse atuar novamente.
Na verdade, para justificar as cicatrizes no rosto, George Lucas inventou que, no início de Star Wars: O Império Contra-Ataca, ele foi atacado por um wampa... e até tinha um plano B, caso o ator morresse: focaria na aparição de uma irmã secreta. Hamill gostou da reviravolta, mas ficou desapontado ao descobrir quem era: uma certa Leia Organa.
Eu sou seu pai
"Luke, eu sou seu pai" é uma frase que entrou para a história do cinema, mas não estava no roteiro original. Na verdade, o diretor rejeitou ativamente a reviravolta: na luta final contra Vader, Luke foi visitado pelos fantasmas de Obi-Wan e de seu pai, que o ajudaram a lançar uma ofensiva final.
Após o fato, George Lucas disse que sempre foi claro sobre o parentesco entre os dois, mas ele claramente não queria admitir que, por um tempo, Darth Vader foi apenas um vilão sem salvação possível. Seja como for, a reviravolta surpreendeu a todos no cinema, embora talvez não tanto no filme.
Personagens como os tios de Luke e Obi-Wan nunca confessaram o grande segredo antes de morrerem, mas ainda houve outros três que estavam cientes…
Star Wars: Tudo sobre a saga criada por George Lucas e sucesso entre os fãs