Oscar 2024: Christopher Nolan finalmente conquista estatueta de Melhor Diretor com Oppenheimer
Após 12 longas, dos quais sete receberam indicações ao Oscar, Nolan finalmente recebe uma estatueta de Melhor Diretor para chamar de sua.
E o favorito levou realmente a melhor. Christopher Nolan conquistou a estatueta de Melhor Diretor, nessa 96. ª edição do Oscar. Responsável por Oppenheimer, Nolan enfrentou nomes de peso na categoria, como Martin Scorsese (Assassinos da Lua das Flores), Justine Triet (Anatomia de uma Queda), Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas) e Jonathan Glazer (Zona de Interesse).
Oppenheimer não é o primeiro título de Nolan a lhe render uma indicação de Melhor Diretor no Oscar. O cineasta já havia sido indicado por Dunkirk, em 2018. No entanto, perdeu para Guillermo del Toro, que naquele ano, defendia A Forma da Água.
Com um currículo impressionante, acumulando longas-metragens celebrados como A Origem, Interestelar, Tenet e Batman - O Cavaleiro das Trevas, este Oscar é para os fãs - e muito possivelmente, para o próprio Nolan - um reconhecimento que demorou, mas finalmente, veio.
Qual é a história de Oppenheimer?
Oppenheimer é baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão…
Qual é o melhor filme do Oscar 2024? Um ranking com os 10 maiores indicados - do pior ao melhor
Oppenheimer: Este momento que poucos perceberam revela um detalhe sombrio