Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Michelle Yeoh faz história e Oscar quebra recorde de representatividade asiática

24 jan 2023 - 18h55
(atualizado em 8/2/2023 às 18h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/A24 / Pipoca Moderna

As indicações para o Oscar 2023, divulgadas nessa terça-feira (24/1), apresentaram um feito histórico para artistas asiáticos e descentes. Impulsionado pelas 11 indicações recebidas pelo filme americano "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", o Oscar 2023 marcou a maior representatividade asiática de todos os tempos.

A atriz Michelle Yeoh, nascida na Malásia, se tornou a primeira indicada asiática ao prêmio de Melhor Atriz pelo seu trabalho na produção indie. Além dela, o vietnamita Ke Huy Quan e a americana-asiática Stephanie Hsu concorrem a Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante - categoria que também conta com a tailandesa Hong Chau (por "A Baleia").

Vale destacar que a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante já premiou duas atrizes asiáticas antes: a japonesa Miyoshi Umeki (por "Sayonara") e a sul-coreana Yuh-jung ("Minari: Em Busca da Felicidade"). Já o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante só foi vencido uma vez por um asiático: o cambojano Haing S. Ngor (por "Os Gritos do Silêncio").

Além dos atores, o americano de ascendência asiática Daniel Kwan, co-diretor de "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" com Daniel Schneinert, concorre a Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme.

Historicamente, a categoria de direção conta com quatro vencedores asiáticos: o taiwanês Ang Lee (duas vezes, por "O Segredo de Brokeback Mountain" e "As Aventuras de Pi"), o sul-coreano Bong-Joon Ho ("Parasita") e a chinesa-americana Chloe Zhao ("Nomadland").

O produtor de "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", Jonathan Wang, que é taiwanês-americano, também foi reconhecido entre os indicados da categoria de Melhor Filme.

Mas a lista ainda tem mais artistas asiáticos ou descendentes, com destaque para diretora canadense Domee Shi (da animação "Red: Crescer é uma Fera"), a figurinista Shirley Kurata ("Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo"), a maquiadora Judy Chin ("A Baleia"), o roteirista Kazuo Ishiguro ("Living"), além de dois dos membros da banda Son Lux, compositores de "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", Rafiq Bhatia e Ian Chang, o produtor Aman Mann e o documentarista indianos Shaunak Sen ("All That Breathes"), os produtores indianos Guneet Monga e Kartiki Gonsalves ("The Elephant Whisperers"), o cantor japonês Mitski (co-autor da música "This Is a Life") e os músicos indianos M.M. Keeravaani e letra de Chandrabose (autores da canção "Naatu Naatu").

Até então, a edição do Oscar com mais representantes asiáticos tinha sido a de 2020, que contou com seis indicações para "Parasita" e seis para "Minari: Em Busca da Felicidade", totalizando 12 nomeações.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade