'Ainda Estou Aqui' perdeu o Bafta. E agora? Como fica o Oscar?
A corrida para o Oscar 2025 está imprevisível e pulverizada, com destaque para 'Ainda Estou Aqui' e 'Emilia Pérez'.
A corrida para o Oscar 2025 está em andamento, com "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, causando impacto e conquistando uma bilheteria inédita para filmes brasileiros no mercado norte-americano. Mas as última notícias, vindas das recentes premiações, consideradas prévias do Oscar, não foram tão boas.
"Ainda Estou Aqui" perdeu o BAFTA de Melhor Filme Não em Língua Inglesa para "Emilia Pérez”. A votação para este prêmio começou antes das polêmicas envolvendo o filme francês, então não se sabe até que ponto isso impactou ou não. O fato é que, apesar das controvérsias, ”Emilia Pérez" continua sendo um forte concorrente. Ganhou vários prêmios nesta temporada, incluindo o Critics Choice Award.
Já na categoria de Melhor Atriz, Mikey Madison parece estar despontando como a favorita, como vitórias no BAFTA (vencendo a favorita, Demi Moore) e no Critics Choice. “Anora" e seu diretor Sean Baker também assumiram a dianteira na corrida para os prêmios principais, depois que levaram o Critics Choice, o DGA e o PGA.
A única coisa que dá realmente pra dizer neste momento é que esta edição do Oscar parece ser a mais pulverizada e imprevisível dos últimos anos. Vários filmes e profissionais vão chegar ao dia 02 de março com reais chances de vitória.
(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.