Indicada ao Oscar boicotará cerimônia por medidas de Trump
A atriz Taraneh Alidoosti, protagonista do longa-metragem iraniano "O Apartamento", indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, disse nesta quinta-feira que não comparecerá à cerimônia de premiação em sinal de protesto pela restrição de vistos que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja implantar.
"A restrição de vistos de Trump para os iranianos é racista. Tanto faz se essa medida inclui eventos culturais ou não, não comparecerei à edição de 2017 em sinal de protesto", escreveu Alidoosti em sua conta oficial no Twitter.
A expectativa é que Trump aprove em breve a redução do número de refugiados que podem entrar nos EUA e o bloqueio temporário daqueles que solicitem asilo e venham de países "propensos ao terrorismo", entre os quais o líder americano incluiria a Síria e outros países árabes.
A medida, segundo o jornal The Washington Post, afetaria os vistos dos imigrantes que saem de Líbia, Somália, Irã, Iraque, Sudão e Iêmen.
"O Apartamento" é dirigido por Asghar Farhadi, um dos cineastas mais conhecidos do país e que conquistou em 2012 o Oscar de melhor estrangeiro por "A Separação".
Veja também: