Quem é Mikey Madison, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por 'Anora' e algoz de Fernanda Torres
Mikey, de 25 anos, conquistou o Oscar de Melhor Atriz por sa performance como Ani, stipper de Nova York em um conto de fadas moderno
Aos 25 anos, Mikey Madison entrou para a história do cinema ao conquistar o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação marcante em Anora. Neste longa, dirigido por Sean Baker, ela interpreta Ani, uma stripper de Nova York que se envolve com o filho de um oligarca russo. A obra, descrita como um “conto de fadas às avessas”, subverte a tradicional narrativa de Cinderela, explorando a desilusão moderna do Sonho Americano.
Confira no Terra tudo o que rolou no Oscar 2025, a maior premiação da indústria cinematográfica
A jovem norte-americana disputou o prêmio ao lado de nomes como Fernanda Torres, por Ainda Estou Aqui, Demi Moore, por A Substância, Cynthia Erivo, pelo musical Wicked e a polêmica Karla Sofía Gascón, por Emilia Pérez.
A crítica tem sido unânime em reconhecer o brilho de Madison, especialmente no papel que exige uma imersão profunda em uma personagem complexa, cheia de contrastes. “Esse papel exige que ela vá ao extremo, com elementos de pastelão, romance, comédia e tragédia, além de dançar com pouquíssima roupa e dar uns socos poderosos”, destacou a crítica Alissa Wilkinson, em sua resenha para o The New York Times. “E a cada momento Madison fica mais fascinante.”
Descrita como uma “estrela em ascensão”, a atriz agora se vê no centro das atenções de Hollywood, após sua primeira aparição como protagonista de um filme.
Natural de Los Angeles, Madison iniciou sua carreira de atriz aos 14 anos, mas, na adolescência, dividia seu tempo com o hipismo, esporte no qual sua família tem tradição e no qual ela sonhava em se tornar amazona. No entanto, a dificuldade de conciliar as duas paixões levou a jovem a escolher a atuação como caminho profissional. E a indústria cinematográfica ganhou uma talentosa estrela.
Sua primeira grande oportunidade surgiu na série Better Things, da FX, onde interpretou Max, uma adolescente desbocada e irreverente, entre 2016 e 2022. Sua performance foi amplamente elogiada, o que a levou a papéis importantes em filmes de destaque, como Era Uma Vez em... Hollywood (2019), de Quentin Tarantino, onde interpretou Sadie, membro de um culto liderado por Charles Manson, e Pânico 5 (2022), onde interpretou Amber.
Essas atuações chamaram a atenção de Sean Baker, que a convidou para o papel de Ani em Anora. “Eu disse ‘sim’ antes mesmo de ler o roteiro”, revelou a atriz à The Cut. “Eu sabia que, o que quer que ele criasse, seria algo do qual eu gostaria de fazer parte.”
Apesar de sua presença de palco vibrante, Madison é descrita como uma pessoa mais reservada fora das câmeras. Segundo Baker, em entrevista ao Estadão, "ao vivo, ela era reservada, quieta, quase tímida. Deu para perceber que na tela realmente era uma performance, o que me deu confiança de estar fazendo a escolha certa."
Para ela, interpretar personagens intensos é uma forma de explorar diferentes realidades e emoções. “Se eu interpretar esses personagens, vou poder experimentar vidas diferentes e viver através deles. E não precisa ser eu, sabe? Há uma rede de segurança.” Para seu papel em Anora, a atriz se preparou minuciosamente: leu e assistiu documentários sobre trabalhadoras do sexo, visitou boates, fez aulas de dança e até se dedicou ao russo, já que sua personagem é descendente de russos.
Com uma performance que emocionou e impressionou, Mikey Madison conquistou não apenas a estatueta de Melhor Atriz, mas também o coração do público e da crítica, consolidando-se como uma das novas promessas de Hollywood.