Ucrânia ganha primeiro Oscar da história e cineasta pede fim da guerra em discurso emocionante: 'Preferia não ter feito o filme'
Mstyslav Chernov ganhou o prêmio de melhor documentário por '20 Dias em Mariupol'
O Oscar 2024 fez história com a categoria de melhor documentário. O filme '20 Dias em Mariupol' venceu e levou o primeiro Oscar da história para a Ucrânia.
O longa, que já despontava como amplo favorito ao longo da temporada, é um retrato angustiante e poderoso da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022. O filme mostra um grupo de jornalistas presos dentro da cidade ucraniana de Mariupol, que fica na fronteira industrial dos dois países, após a invasão russa. Os jornalistas lutam para continuar a registrar o conflito, enquanto tentam sobreviver.
No discurso de agradecimento, o diretor Mstyslav Chernov emocionou os presentes com suas falas tão fortes e contundentes contra a guerra.
"Este é o primeiro Oscar para a Ucrânia, e eu acredito que serei o primeiro diretor a dizer o seguinte: preferia não ter feito o filme em troca da Rússia não ter atacado o nosso povo [...] Não posso mudar a história, não posso mudar o passado. Mas todos juntos -- entre vocês estão algumas das pessoas mais talentosas do mundo -- podemos garantir que as coisas sejam acertadas e que a verdade prevaleça. E que as pessoas de Mariupol e daqueles que deram a vida nunca serão esquecidos. O cinema forma memórias e as memórias formam a história."
'20 Dias em Mariupol' está em cartaz nos cinemas.