Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Valentina Herszage, a Vera Paiva de 'Ainda Estou Aqui', chora ao celebrar indicação ao Oscar: 'Sem palavras'

A produção brasileira fez história ao ser indicada em três categorias na premiação

23 jan 2025 - 13h09
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Valentina Herszage, a Vera Paiva de 'Ainda Estou Aqui'
Valentina Herszage, a Vera Paiva de 'Ainda Estou Aqui'
Foto: Reprodução/Globonews

A produção brasileira Ainda Estou Aqui fez história ao ser indicada em três categorias do Oscar 2025, incluindo a de Melhor Filme, a mais disputada da premiação. Quem comemorou a novidade foi Valentina Herszage, atriz que interpreta Vera Paiva, a filha mais velha de Eunice, vivida por Fernanda Torres. A artista não conteve a emoção e celebrou aos prantos, em entrevista à Globonews. 

Para Valentina Herszage, que interpretou 'Veroca', o momento foi de catarse. "Muita emoção. Estou em um orgulho! Vendo a torcida, as pessoas vibrando, assistindo. Não sei traduzir. É muito emocionante", disse, com os olhos cheiros de lágrimas.

A artista está em Miami, nos Estados Unidos, para a divulgação do filme As Polacas, mas não deixou de separar um tempinho para celebrar o longa-metragem de Walter Salles. 

"Assim que eu cheguei no cinema em Coral Gables, vi um cartaz de Ainda Estou Aqui, porque ele vai estrear em muitos lugares dos Estados Unidos no início de fevereiro. Então chegar aqui, ver esse cartaz e saber toda a trajetória internacional que o filme tem feito dá um orgulho do nosso país", comemorou. 

Valentina Herszage celebra indicações de 'Ainda Estou Aqui' no Oscar
Valentina Herszage celebra indicações de 'Ainda Estou Aqui' no Oscar
Foto: Reprodução/Instagram

Aos 26 anos, a atriz acredita que o filme foi uma virada de chave em sua carreira. "Para mim, a mudança foi me aproximar mais ainda do público. Já fiz muitos filmes e as pessoas que foram atravessadas por Ainda Estou Aqui também têm tido a oportunidade de assistir outras coisas que eu fiz. Esse contato é muito emocionante", contou. 

Antes de dar vida a Vera Paiva, Valentina interpretou muitos personagens no cinema e na televisão, como a apresentadora Hebe em fase jovem, para uma minissérie da TV Globo. Em 2023, a atriz ainda viveu Maria Clara Barros, personagem da série Fim, escrita por Fernanda Torres. 

Sobre as indicações ao Oscar, a artista não poupa palavras para elogiar a produção. "Estamos no Oscar como melhor filme, né? Eles não se contentaram com um filme estrangeiro porque realmente não é estrangeiro, é um filme do mundo", afirmou. 

Fernanda Torres em cena de 'Ainda Estou Aqui'
Fernanda Torres em cena de 'Ainda Estou Aqui'
Foto: Sony Pictures/Divulgação / Estadão

"Eu estou sem palavras para descrever. (...) É um marco histórico porque Ainda Estou Aqui é um filme que fala da ditadura. Fala de um período do Brasil muito duro, muito marcado. Como diz o Marcelo [Paiva] no livro: um período que o Brasil tenta esquecer. Então estamos relembrando", explicou. 

Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui conta a história de uma família que teve seu destino atravessado pela Ditadura Militar. O filme retorna ao início dos anos 1970 para remontar a rotina dos Paiva e revive o peso do desaparecimento do patriarca, Rubens, após ser levado para um interrogatório com militares. O roteiro foi adaptado da obra homônima do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho do casal. 

Segundo Valentina, o bom momento que vive o longa estrelado por Fernanda Torres deve dar ainda mais visibilidade para o cinema nacional. "Agora que as pessoas estão entendendo que o a gente produz no Brasil é muito bom. Quem, às vezes, não ia ao cinema brasileiro, está voltando a ir", argumentou. 

O Oscar 2025 acontece no dia 2 de março, a partir das 21h do horário de Brasília. O Terra vai acompanhar o evento em tempo real. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade