Para ver no streaming: Napoleão Bonaparte (o verdadeiro) já quis impedir que essa história fosse contada - e ela é impressionante
O imperador francês Napoleão Bonaparte queria acabar com toda a obra do compositor Joseph Bologne. Além do sucesso do jovem prodígio que marcou a sua época, a história de perseguição virou filme
No final do século 18, dificilmente se poderia ter um inimigo mais poderoso do que Napoleão Bonaparte na França - e, de fato, o comandante conseguiu apagar da memória coletiva a obra virtuosa do violinista e compositor Joseph Bologne, Chevalier de Saint-Georges (1745-1799). E por uma única razão: Joseph Bologne não era apenas filho de um fazendeiro francês, mas também de uma mulher africana escravizada.
Embora várias composições tenham sobrevivido à destruição ordenada por Napoleão, a importância do artista foi posteriormente marginalizada a tal ponto que nos séculos seguintes ele foi usualmente classificado apenas como "o Mozart Negro". Mas vale lembrar que foi Joseph Bologne quem serviu de modelo para Mozart, que era onze anos mais novo que ele, e não o contrário.
Atualmente, essa história pode ganhar um pouco de justiça - porque a cinebiografia do compositor Chevalier: A Verdadeira História Nunca Contada, que teve sua estreia mundial no outono passado, no Festival de Toronto, está disponível no Star+.
O enredo de Chevalier: A Verdadeira História Nunca Contada
Graças ao seu imenso talento no violino, Joseph Bologne (Kelvin Harrison Jr.) consegue subir na escala social na França do século 18 - apesar de suas origens e cor de pele, que tornam tal sucesso praticamente impo…