Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que a França não escolheu Anatomia de uma Queda como representante no Oscar?

Anatomia de uma Queda, filme de Justine Triet, foi o grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.

25 jan 2024 - 20h32
Compartilhar
Exibir comentários

Anatomia de uma Queda já vem se destacando muito antes de sua indicação ao Oscar, em cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. Grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, o filme francês, todavia, não foi a escolha do país para disputar o Oscar de Melhor Filme Internacional - o que pegou muitos de surpresa.

Foto: Le pacte / Adoro Cinema

A escolha da França foi por O Sabor da Vida, de Tran Anh Hung. O filme acabou ficando de fora da disputa, e o país perdeu a oportunidade de ganhar o primeiro Oscar na categoria em mais de 30 anos - o último longa francês premiado como Melhor Filme internacional, foi Indochina, de Régis Wargnier.

O desprezo por Anatomia de uma queda é também uma escolha política

Foto: Adoro Cinema

Anatomia de uma Queda é, oficialmente, um filme francês. Embora boa parte dos diálogos se deem em inglês, quase 60% do filme é em francês. E mesmo que seja estrelado pela atriz alemã Sandra Huller, nenhum desses fatores poderiam ser argumentos suficientes para justificar o boicote.

A principal motivação é pessoal: A diretora Justine Triet não é bem vista pelos votantes mais "conservadores" do comitê francês do Oscar (Via: Variety). E muito se deve a seu discurso politicamente carregado em Cannes, onde Triet, ao receber a Palma de Ouro, atacou o governo neoliberal francês e disse que estava "quebrando o modelo de exceção cultural".

A repercussã…

Leia o artigo em AdoroCinema

O que não te contaram sobre Anatomia de uma Queda: Entre as atuações, não só os humanos se destacam (Festival Varilux de Cinema Francês 2023)

Culpada ou não? Protagonista de Anatomia de uma Queda opina sobre personagem controversa

Barbie: Por que todo mundo está revoltado - e com razão - sobre as esnobadas de Greta Gerwig e Margot Robbie no Oscar 2024 (Opinião)

Godzilla Minus One já arrecadou 10 vezes seu orçamento em bilheteria, e agora enfrenta os gigantes dos efeitos visuais no Oscar

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade