Por que a Mansão Mal-Assombrada de Guillermo Del Toro nunca saiu do papel? Diretor foi cotado para o projeto durante anos
Filme estreia este mês no Brasil, sob direção de Justin Simien
Na esteira dos remakes intermináveis, a Disney lança em julho de 2023 mais uma releitura de uma de suas obras tradicionais. Mansão Mal-Assombrada, inspirada na atração clássica do parque temático da Disney, chega aos cinemas em breve, com um elenco estelar: Rosario Dawson, Danny DeVito, LaKeith Stanfield, Owen Wilson e Tiffany Haddish, além da participação de Jamie Lee Curtis.
A primeira versão de Mansão Mal-Assombrada, de 2003, contava com Eddie Murphy no papel principal, e direção de Rob Minkoff. O projeto de recriar a história vem sido discutido há pelo menos 10 anos. E por muito tempo, o principal nome a ser considerado para encabeçar o projeto, foi o premiado cineasta mexicano Guillermo Del Toro.
O diretor vencedor do Oscar, com longas como A Forma da Água (2017) e o belíssimo Pinóquio (2022) em seu currículo, chegou a ser efetivamente contratado pela Disney para assumir o projeto, em 2010. Mas apesar de ter permanecido em desenvolvimento por anos e ser um projeto de paixão para Del Toro, sua visão cinematográfica da clássica atração do parque temático da Disney nunca verá a luz do dia.
Tudo começou na edição de 2010 da San Diego International Comic-Con. Guillermo del Toro fez uma aparição inesperada para anunciar que estaria trabalhando em um filme da Mansão Mal-Assombrada. Este seria o primeiro projeto ao qual del Toro se juntaria após deixar O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012). Del Toro já tinha uma visão para o projeto, mas nessa conjuntura, e…