Por que Guimarães Rosa é considerado 'infilmável'? 'Grande Sertão' desafia lógica nos cinemas
A trama, que adapta a obra célebre de Guimarães Rosa, conta com a dupla de protagonistas Caio Blat e Luisa Arraes.
O que faz um livro ser considerado "infilmável"? Apesar de ser extremamente comum a adaptação de grandes clássicos da literatura brasileira para as telas - desde novelas, minisséries, ou mesmo longas-metragens -, algumas narrativas se mostram um desafio a mais para os realizadores.
Grande Sertão: Veredas, livro de Guimarães Rosa, pode ser incluído nesse grupo. E mesmo assim, a obra acaba de ganhar sua segunda adaptação cinematográfica: Grande Sertão, dirigido por Guel Arraes, com roteiro escrito em parceria com Jorge Furtado, acaba de estrear nos cinemas brasileiros.
Trazendo o clássico da literatura para a realidade da periferia urbana, a trama apresenta a comunidade "Grande Sertão": controlada por facções criminosas, onde uma luta entre policiais e bandidos assume ares de guerra.
Neste lugar, Riobaldo (Caio Blat) acaba entrando em uma delas para seguir sua paixão Diadorim (Luisa Arraes). A partir de então, em meio a um ambiente hostil, Riobaldo enfrenta dilemas éticos, morais e existenciais, enquanto busca entender seu lugar no mundo e sua própria natureza.
Pode-se dizer que o casal protagonista já possui uma relação bem estreita com a obra de Guimarães Rosa. Em 2017, Blat e Arraes, estrearam o espetáculo "Grande Sertão: Veredas", de Bia Lessa, que rodou o Brasil por dois anos. Em 2023, a diretora lançou uma nova adaptação, des…
Grande Sertão: Caio Blat encara o mesmo papel pela terceira vez