Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que Outlander tem esse nome? O grande segredo por trás do título de sucesso da Netflix

A palavra "outlander" está ligada não só a Claire Fraser (Caitríona Balfe), como também à sua jornada com Jamie (Sam Heughan).

15 mai 2023 - 16h52
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das séries históricas mais queridinhas da atualidade - e sucesso no catálogo da Netflix -, Outlander se encaminha para sua 7ª temporada, com estreia mundial marcada para o dia 16 de junho. No ar desde 2014, a produção estrelada por Caitríona Balfe e Sam Heughan já nos serviu infinitos momentos icônicos, que nos fizeram tanto chorar de soluçar quanto gritar de raiva. Até agora foram 75 episódios, mas será que durante esse tempo você entendeu o grande segredo por trás do nome da obra?

Foto: Starz / Adoro Cinema

Baseada nos livros de Diana Gabaldon, Outlander conta a história de Claire e Jamie Fraser, um casal improvável que, não importa quando, onde ou como, sempre consegue se encontrar ou salvar um ao outro. Acontece que Claire vive originalmente no século 20 e Jamie, no século 18. Os dois nunca teriam se conhecido se Claire não tivesse acidentalmente viajado no tempo e "desembarcado" em 1743, no meio das Terras Altas da Escócia (Highlands, em inglês).

Sem dúvida, o título faz referência à protagonista da saga, uma vez que a tradução mais rápida de "outlander" é "forasteiro" - "forasteira" no caso de Claire. Se fôssemos analisar a formação da palavra, ficaria assim: "out" = "fora", "land" = "terra", e o sufixo "-er" = trabalho, ofício, a condição que alguém exerce. Logo, diz respeito àquele ou àquela que vem de fora, que não é daquele local, que é estrangeiro.

O próprio Jamie, desde que viu Claire pela primeira vez, a chama carinhosamente de "sassenach", termo que em gaélico escocês corresponde a "estrangeiro", mas que ganhou uma conotação pejorativa quando usado para se referir aos ingleses (saxões).

À esquerda, Claire nos anos 1770, na Carolina do Norte; à direita, nos anos 1970, em Boston.
À esquerda, Claire nos anos 1770, na Carolina do Norte; à direita, nos anos 1970, em Boston.
Foto: Adoro Cinema

De fato, Claire é uma "outsider" no tempo e no espaço. Ela nasceu em Londres, em 1918; Jamie nasceu perto da cidade de Inverness, na Escócia, em 1721. Na teoria, Claire não pertence àquela época e aos eventos históricos que ocorreram; ela não deveria estar ali nem interferir no destino das pessoas ao seu redor. Todo esse dilema é vivido na pele pela personagem ao longo das temporadas - e está contido no título.

No entanto, podemos ir além e estabelecer outra conexão entre "outlander" e a trama do seriado: Claire e Jamie não param quieto em nenhum lugar! Eles estão constantemente mudando de país, de língua e até de continente. Juntos, eles começaram na Escócia, passaram em Paris, atravessaram o Oceano Atlântico, navegaram pela Jamaica e outras ilhas do Caribe, e enfim aportaram na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Nessa jornada transatlântica, Jamie acabou se tornando um "outlander" tal qual Claire. Mesmo tendo suas respectivas ancestralidades, eles fizeram do mundo sua casa - o que fica bem claro agora que sabemos o significado do nome que caiu nas graças do povo.

Leia o artigo em AdoroCinema

Astro de Outlander teve que mudar um de seus hábitos para novo projeto com Celine Dion

Se você pausar Outlander neste exato minuto, terá uma surpresa que só os fãs dos livros podem reconhecer

Outlander: Ator que interpreta Jamie fez exigência para filmar cenas de sexo na 6ª temporada

Outlander vai ganhar spin-off; prelúdio será conectado com a história de Jamie Fraser

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade