Quem é o responsável pela cena mais estúpida de Indiana Jones? Steven Spielberg tem a resposta
O 4º filme da franquia, O Reino da Caveira Perdida, foi longe demais, recorrendo a uma solução tão estapafúrdia que fez o público revirar os olhos.
Salvo de uma explosão nuclear ao se trancar em uma geladeira: podemos dizer que, em sua busca pelo Reino da Caveira de Cristal, Indiana Jones 4 pegou a todos nós de surpresa. O roteiro de David Koepp baseado em uma história de George Lucas e Jeff Nathanson foi longe demais, propondo uma ideia tão estapafúrdia que interrompeu a chamada "suspensão da descrença".
Claro que Indiana Jones é uma saga em que o fantástico está regularmente presente. No entanto, a grande maioria dos espectadores revirou os olhos diante da solução encontrada para evitar os efeitos de uma bomba atômica - a ponto de Steven Spielberg ter que se explicar.
Em 2011, entrevistado pela CNN, o diretor assumiu a responsabilidade: "A culpa é minha, não de George [Lucas]. A ideia foi minha e foi estúpida. As pessoas pararam de dizer 'pule o tubarão' e agora dizem 'destruíram a geladeira'. Tenho orgulho disso, fico feliz por ter conseguido trazer isso para a cultura popular."
"Pule o tubarão" ("Jump the shark", em inglês) é uma expressão muito usada no setor audiovisual para se referir ao momento em que os roteiristas têm tantas ideias sobrando que trazem um elemento que entra em dissonância com o universo ali estabelecido.
A expressão vem de um episódio da 5ª temporada da sitcom Happy Days, no qual Fonzie (Henry Winkler) pula sobre um tubarão (literalmente "jump the shark") enquanto pratica esqui aquático.
Sempre humilde e bom colega, Spielberg acusou a si mesmo de ter tido a ideia odiada quase unanimem…