Quem era o vilão de 'O Diabo Veste Prada'? Debate vira motivo de briga nas redes sociais
15 anos depois, o debate ainda é um tópico sensível nas redes sociais
Quem é o verdadeiro vilão de 'O Diabo Veste Prada' (2006)? Esta pode parecer uma pergunta simples à primeira vista, mas às vezes nada é simples o bastante para as redes sociais. Afinal, esta é a questão que tem gerado discussões acaloradas em algumas bolhas da internet. Miranda (Meryl Streep) ou Nate (Adrian Grenier) e os amigos de Andy (Anne Hathaway)? Qual deles é o verdadeiro problema na vida da protagonista?
'O Diabo Veste Prada' conta a história de Andrea Sachs (Hathaway), uma jovem que consegue um emprego na renomada Runway Magazine, uma das mais importantes revistas de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente da editora-chefe, Miranda Priestly (Streep), e logo descobre que o emprego dos sonhos é um terror e que sua chefe está longe de ser a pessoa mais legal do mundo.
A transição de Andy para a vida adulta
Entre cumprir com as obrigações do trabalho e atender aos desejos de Miranda, Andy também precisa conciliar sua vida pessoal, que inclui o relacionamento com seu namorado, Nate. O chef de cozinha fica cada vez mais irritado e descontente com as ausências de Andy, cuja dedicação ao novo emprego faz com que ela perca comemorações, encontros e aniversários.
Considerando as insistências de Andy e uma possível falta de compreensão dele em relação ao momento de transição da namorada, o rapaz e seus amigos disputam com Miranda o posto de vilões.
'O Diabo Veste Prada', afinal, é um filme sobre a transição de Andy para a vida adulta. Ela consegue a vaga de assistente na revista apesar da inexperiência e do completo desinteresse no mundo da moda. Por isso, ela precisa fazer um trabalho redobrado, para se adaptar (e rápido) ao ambiente empresarial e ao universo que circunda a revista.
Aos poucos, seu desprezo pelo tema central da revista vai dando lugar a uma admiração honesta pelo mundo fashion e por seus colegas de trabalho. No entanto, à medida que ela vai se entendendo com o mundo da moda, com a ajuda de seu novo amigo Nigel (Stanley Tucci), o sucesso e o rápido crescimento profissional de Andy vêm com um revés: a derrocada de sua vida pessoal, com Nate e os amigos criticando a direção que a carreira dela está tomando.
A reação problemática dos amigos de Andy
O círculo social de Andy é formado por pessoas como ela, jovens profissionais tentando balancear sucesso e vida pessoal em Nova York. Nate e os dois amigos próximos do casal, Lily (Trache Thoms) e Doug (Rich Sommer), são categóricos em suas opiniões a respeito da Runway Magazine. Eles são contra tudo o que a revista representa e, no início, Andy se une a eles para fazer piadas e criticar as mulheres que trabalham no veículo.
Aos poucos, quando Andy começa a enxergar a revista e a moda com outros olhos, ela começa a defender as colegas de trabalho das piadas do namorado e dos amigos, algo que eles não entendem e não se esforçam para entender.
A maneira de Nate reprovar o trabalho de Andy e o crescimento dela na profissão é o que incomoda muitos espectadores, que enxergam na atitude do rapaz um certo comportamento misógino, sobretudo quando ele sugere que conseguiria respeitar o trabalho dela se houvesse integridade. Já Lily e Doug mostram certo desprezo pelo trabalho da amiga, e colocam o emprego dela em risco quando começam a brincar com o pager na hora que Miranda faz uma ligação.
É diante de tudo isso que a discussão sobre o "verdadeiro vilão" de 'O Diabo Veste Prada' cresce. Ao final do filme, vale lembrar, Andy decide romper com o mundo da moda e perseguir suas verdadeiras pretensões no jornalismo, e acaba voltando para o namorado -- o que dá o aval para o filme sugerir que as opiniões dele foram validadas.
Diante de tantos elementos, mesmo passados 15 anos, o debate sobre a "vilania" de 'O Diabo Veste Prada' continua rendendo. Veja a seguir alguns exemplos.
o nome do filme é "o diabo veste prada" e não "o diabo veste avental e fede a alho e cebola" https://t.co/Yh4BXES5Lc
— denes (@dennyssq) March 16, 2024
O verdadeiro vilão é o twitter, que não superou um filme que há mais de 15 anos passa a cada 2 dias em canal de televisão pago e com 30 minutos de intervalo https://t.co/SJjjLjhGC6
— Thales Mystolia (@talesofmystory) March 17, 2024
eu rezo para que um dia vcs coletivamente percebam que tanto o trabalho quanto o ciclo de amigos da andy eram péssimos e tóxicos e finalmente essa discussão irá mørr€r pic.twitter.com/tDv8TYN7Q7 https://t.co/sl6bmv3kkD
— 𝐛𝐢𝐚. (@marjoreiestiano) March 16, 2024
o tempo na internet é muito louco né? teve a época q só a Miranda era vilã, depois vivemos o descobrimento da vilania dos amigos e do boy da Andrea e agora estamos na era de q ambos são os vilãos
isso que chamo de um filme atemporal https://t.co/MnMjzkv1t2
— jul!a (@tchuliaa) March 16, 2024
'O Diabo Veste Prada' está disponível no Star+.