Quem foi Eunice Paiva, mulher que inspirou 'Ainda Estou Aqui' e é interpretada por Fernanda Torres no filme?
Vítima da Ditadura Militar Brasileira, mulher de Rubens Paiva foi crucial para o combate do regime e resgate da memória dos desaparecidos durante o período.
Ainda Estou Aqui está na corrida pelo Oscar e promete ser um grande sucesso. Dirigido por Walter Salles e protagonizado Fernanda Torres e Selton Mello, o longa explora a história de Eunice de Paiva, uma grande combatente da ditadura militar brasileira. Mas afinal, quem foi essa mulher para além do título de mulher de Rubens Paiva e mãe de Marcelo Rubens Paiva?
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
História de Eunice Paiva
Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva nasceu em São Paulo em 1929 e se tornou amiga da escritora Lygia Fagundes Telles. Ela passou em primeiro lugar na Universidade Mackenzie para cursar Letras e casou cedo com Rubens Paiva, em 1952, cinco anos depois de se conhecerem. Com o engenheiro e deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) teve cinco filhos: Marcelo Rubens Paiva, Vera Sílvia Facciolla Paiva, Maria Eliana Facciolla Paiva, Ana Lúcia Facciolla Paiva e Maria Beatriz Facciolla Paiva.
Relação com a Ditadura Militar
Após o golpe militar, em 1965, ela e sua família enfrentaram um período de grande instabilidade e deixou São Paulo para morar no Rio de Janeiro. Em 20 de janeiro de 1971, Rubens Paiva foi levado pela polícia e, em seguida, os militares prenderam Eunice por 12 dias nas dependências do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) para ser interrogada.
Seu marido nunca mais voltou e ela seguiu questionando as autoridades sobre o seu paradeiro. Como resposta, ouviu que ele havia sido sequestrado por desconhecidos,…
É Assim que Acaba, Verity e muito mais! Três livros de Colleen Hoover que você precisa conhecer
De Volta aos 15: Relembre o livro que inspirou a série, escrito por Bruna Vieira