Retrospectiva: 5 filmes e 5 séries que marcaram 2024
De 'Bebê Rena' a 'Ainda Estou Aqui', veja as obras do cinema e do streaming que marcaram o ano.
2024 foi um ótimo ano para o cinema e para a TV. Ao longo dos últimos 12 meses, tivemos vários bons lançamentos que deram o que falar, seja nas telinhas ou nas telonas.
A boa safra vem de todos os lugares. Tivemos filmes e séries de fazer cair o queixo de todos os cantos do planeta, o que só mostra que é sempre bom investigar até os cantos escondidos de sua plataforma de streaming favorita para ter uma boa surpresa.
Pensando nisso, reunimos uma lista com 5 filmes e 5 séries que marcaram o ano. Chegou a hora de colocar aqueles que você ainda não conferiu na listinha e, quem sabe, investir em uma maratona de fim de ano!
5 séries que marcaram 2024
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
A pomposa série que adapta o romance original best-seller de James Clavell foi a grande campeã do Emmy Awards deste ano, e é ambientada no Japão, no ano de 1600.
Na história, o também produtor Hiroyuki Sanada interpreta Yoshii Toranaga, que luta por sua vida enquanto seus inimigos no Conselho de Regentes se unem contra ele. Quando um misterioso navio europeu é encontrado abandonado em um vilarejo de pescadores, seu capitão inglês John Blackthorne (Cosmo Jarvis) chega com segredos que podem ajudar Toranaga a alterar a balança de poder e acabar com a grande influência dos inimigos do britânico: os padres jesuítas e comerciantes portugueses. O trio de protagonistas se forma quando os destinos de Toranaga e Blackthorne ficam intrinsecamente ligados à tradutora Toda Mariko (Anna Sawai), uma misteriosa nobre cristã e a última em uma linhagem de sucessão desonrada. A primeira temporada está disponível no Disney+. Leia mais.
Bebê Rena
Definitivamente uma das produções mais faladas do ano, a minissérie autobiográfica de Richard Gadd conta a história de um comediante que trabalha em um bar e, certo dia, passa a ser perseguido por uma mulher insegura e vulnerável que passa a deixar para ele centenas de mensagens perturbadoras e vira sua vida de ponta-cabeça. Irônica, sombria e angustiante, a série acompanha a jornada de Donny enquanto tenta escapar de Martha e relembra uma passagem traumática de sua vida quando acreditou que conseguiria emplacar a tão sonhada carreira de escritor de comédia. A série está disponível na Netflix. Leia mais.
Amor da Minha Vida
A série de comédia romântica estrelada e codirigida por Bruna Marquezine é de autoria de Matheus Souza, e apresenta o trabalho mais maduro do cineasta até agora. Inspirada em desilusões reais, a série acompanha dois amigos lidando com as frustrações da vida adulta enquanto vão descobrindo, uma decepção após a outra, que o amor não é um conceito tão simples quanto pregam os filmes de amor. A série está disponível no Disney+. Leia mais.
Pedaço de Mim
"Senna" até pode ser a série brasileira da Netflix mais falada do ano, mas "Pedaço de Mim" é certamente a mais ousada. A descrição de "Série de Melodrama" parecia, inicialmente, uma forma de negar as raízes novelescas da trama, mas é justamente o oposto. A atração estrelada por Juliana Paes e Vladimir Brichta mescla elementos melodramáticos com outros episódicos e conta uma história eletrizante e totalmente fincada na brasilidade. Disponível na Netflix. Leia mais.
Ninguém Quer
Fazendo a felicidade de quem já foi fã de "The O.C." e "Veronica Mars", a comédia romântica estrelada por Adam Brody e Kristen Bell é outra que investiga com muito frescor as nuances de um relacionamento na vida após os 30. Criada por Erin Foster, acompanha a improvável relação entre uma mulher franca e agnóstica e um rabino judeu não convencional. Disponível na Netflix. Leia mais.
Os 5 filmes que marcaram 2024
Anatomia de Uma Queda
O badalado suspense dramático da francesa Justine Triet foi um dos mais falados do início do ano, e pinta o retrat envolvente de uma mulher sendo julgada pelo assassinato do marido. No filme, a vida da escritora alemã Sandra (Sandra Hüller) desmorona quando seu marido, Samuel, é encontrado morto. Aos poucos, o julgamento deixa de ser apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel e se torna uma inquietante jornada psicológica às profundezas da relação conturbada do casal. O vencedor da Palma de Ouro de Cannes 2023 está disponível para streaming no Prime Video. Leia mais.
Pobres Criaturas
A versão moderna de Frankenstein foi o filme que rendeu a Emma Stone seu segundo Oscar de melhor atriz, e conta a história da jovem Bella Baxter, uma jovem trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter. Querendo ver mais do mundo, ela foge com um advogado e viaja pelos continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella exige igualdade e libertação. Disponível no Disney+. Leia mais.
Rivais
Quem disse que um filme sobre tênis (o esporte, não o calçado) poderia ser tão empolgante? Sob o olhar de Luca Guadagnino e com o talento de Zendaya, Mike Faist e Josh O'Connor, "Rivais" é uma investigação sobre as relações de poder e dominação com energia, habilidade e nenhuma vergonha de mostrar sensualidade e tesão. Excelente do início ao fim, está disponível no Prime Video. Leia mais.
A Substância
Impossível pensar nos filmes de 2024 e não falar de "A Substância", que colocou Demi Moore de volta na rota das premiações e abriu espaço para um debate necessário sobre etarismo, o exagero de procedimentos estéticos e o ódio autoimposto a mulheres. Disponível na MUBI. Leia mais.
Ainda Estou Aqui
É claro, o novo filme de Walter Salles, aposta para o Oscar que está fazendo o mundo conhecer o talento de Fernanda Torres, não poderia ficar de fora. O maior do ano, em excelência e simbolismo, é um filme sobre a importância de não deixar que as marcas da ditadura sejam esquecidas. Está nos cinemas. Leia mais.