Rupert Grint, de 'Harry Potter', é condenado a pagar quase R$ 14 milhões após perder batalha judicial
A Receita do Reino Unido apontou irregularidades na declaração de imposto de Grint
Rupert Grint, conhecido por interpretar Ron Weasley em Harry Potter, deve pagar 1,8 milhão de libras — cerca de R$ 14 milhões — à Receita e Alfândega do Reino Unido após perder uma batalha judicial (via NME).
A quantia foi determinada em 2019, quando a Receita investigou e contestou uma das declarações de imposto do ator.
Amparado por advogados, Grint fez uma apelação, alegando que o dinheiro recebido de determinada empresa foi devidamente tributado como um ativo de capital. A Receita alega, porém, que o valor deveria ter sido tributado como renda e, portanto, com uma alíquota mais alta.
No ano fiscal de 2011-2012, Grint recebeu £ 4,5 milhão de uma empresa que gerenciava seus negócios e da qual era o único acionista. Esse pagamento foi justificado como "provavelmente renda residual e bônus" dos filmes de Harry Potter.
A juíza responsável pelo caso rejeitou a apelação de Grint, que agora terá que pagar £ 1,8 milhão. O imposto sobre ativos de capital era de 10%. Já o imposto de renda obedece a uma taxa máxima de 52%.
Para a juíza Harriet Morgan, o dinheiro "derivava substancialmente de todo o valor das atividades do Sr. Grint", devendo, portanto, ser declarado como renda.