Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Russell Crowe ganhou o Oscar por este filme aclamado, mas não acha que foi justo: "Fiquei envergonhado"

Foi o primeiro e único prêmio da Academia que o astro até hoje, tendo contracenado com Joaquin Phoenix na ocasião.

10 abr 2023 - 14h04
Compartilhar
Exibir comentários

Para Russell Crowe, 2000 foi o seu ano. O ator estrelou o filme que lhe rendeu seu primeiro e único Oscar até agora: Gladiador. Comandado por Ridley Scott, o drama histórico teve 12 indicações ao prêmio da Academia, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante para Joaquin Phoenix. No entanto, apenas Crowe ganhou a cobiçada estatueta dourada. Hoje, ele admite que não foi tão justo assim.

"A última vez que vi o filme fiquei um pouco envergonhado por ter sido escolhido e por ter recebido tantos prêmios", revelou Crowe aos nossos colegas do SensaCine por ocasião da estreia de O Exorcista do Papa. "A história de Maximus é possivelmente essencial para o motor do filme, mas há muito mais do que o que estou fazendo. É uma coisa gigantesca."

Na trama, Crowe vive o protagonista Maximus Decimus Meridius, um notável general romano que descobre que o imperador Marco Aurélio (Richard Harris), já velho e à beira da morte, pretende lhe passar o trono. Desgostoso com a decisão do pai, Cómodo, encarnado por Phoenix, o mata, assume o poder e ordena que Maximus seja executado. Porém, o homem consegue fugir e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.

"Não sei por que o resto do mundo não entendeu o quão majestoso Joaquin estava", disparou Crowe, dando uma certa alfinetada na Academia. "Era uma performance tão louca."

Joaquin Phoenix e Russell Crowe em cena de Gladiador.
Joaquin Phoenix e Russell Crowe em cena de Gladiador.
Foto: Adoro Cinema

Apesar do desconforto que a vitória no Oscar lhe gera, o astro guarda ótimas lembranças da experiência. "Eu era muito jovem e fiz muitos filmes naquela época, mas nunca tinha estado em um set de proporções tão épicas. No primeiro dia, havia centenas e centenas de soldados romanos, e eu pensei: "Uau. Isso é grande." Então olhei para o campo e havia cerca de 6 mil bárbaros alemães, 150 cavalos, catapultas, arqueiros... Foi como explodir sua cabeça", contou Crowe.

Ele também enalteceu seus colegas de elenco: "Tínhamos Richard Harris e Derek Jacobi, atores com quem foi incrível trabalhar. Tínhamos Connie Nielsen e Joaquin Phoenix. Veja a carreira que Joaquin tem. Djimon Hounsou, cara... Era um ótimo grupo de pessoas. Era fantástico."

Por fim, Crowe não poupou elogios ao diretor: "Trabalhar com um artista como Ridley… Sem dúvida, ele é um dos cineastas mais incríveis de todos os tempos."

Vale notar que Scott já tem tudo pronto para as filmagens de Gladiador 2. Ainda não há muitos detalhes sobre a continuação, exceto que será ambientada mais de 25 anos depois e que trará Paul Mescal na pele de Lucius, filho de Lucilla (Connie Nielsen) e sobrinho de Cómodo. Ele aparece pequeno no primeiro filme, encarnado por Spencer Treat Clark, e se encanta pelo mundo dos gladiadores ao ver Maximus em cena no Coliseu.

Quanto a Phoenix, não ganhou um Oscar até 2020, quando foi reconhecido por sua interpretação de Arthur Fleck em Coringa. As gravações da sequência, intitulada Folie à Deux (do francês "loucura a dois"), já foram concluídas, tendo ninguém menos que Lady Gaga como Arlequina. A estreia está marcada para 4 de outubro de 2024.

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade