Saiba quais os filmes que lidam com mediunidade e espíritos
Por muito tempo, a associação direta entre espiritos e o cinema esteve fadada a uma perspectiva sempre negativa de filmes em que, invariavelmente, os espíritos surgiam apenas para perturbar a paz alheia. A associação entre os espíritos e a maldade era uma fórmula pronta. Mas com a estreia de Chico Xavier, lembramos de algumas produções que fugiram do gênero terror e buscaram, de uma maneira mais sutil, fazer uma abordagem mais reflexiva sobre médiuns, espíritos e a própria doutrina do Espiritismo.
» Veja fotos de filmes espíritas
» 'Chico Xavier' promete mover multidões ao cinema
Na lista, filmes inesquecíveis como Ghost (1990) e O Sexto Sentido (1999), ambos conhecidos por usarem a mediunidade como um elemento narrativo de ajuda. Até mesmo comédias como E Se Fosse Verdade (2005), com Mark Ruffalo no papel de um jovem que vê o espírito de uma moça por quem termina se apaixonando, ajudaram a quebrar a negatividade comum ao sobrenatural.
No Brasil, além de Chico Xavier, o cinema assistiu em 2007 à estreia de Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito, filme sobre o médico expoente na doutrina espírita no Brasil. Mas muito antes, em 1980, Beth Goulart interpretou Lucimar em Joelma, 23º Andar. Lucimar era uma jovem que morreu no famoso incêndio do edifício Joelma e que passou a se comunicar a partir de psicografia. O filme é baseado no livro Somos Seis, obra psicografada por Chico Xavier.
Ainda sem previsão de lançamento, mas já em trabalho de pós-produção, o filme After.Life ("Depois da Vida") trará Liam Neeson e Christina Ricci em uma trama que também envolve um personagem médium e um espírito que não admite a morte de seu corpo.