Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Série da Netflix "O Problema dos Três Corpos" impressiona espectadores chineses

22 mar 2024 - 12h15
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma adaptação da Netflix de um clássico chinês de ficção científica, "O Problema dos Três Corpos", atraiu grande atenção na China no primeiro dia de seu lançamento, apesar de o serviço de streaming não estar disponível no país, e provocou um debate imediato nas mídias sociais.

A série da Netflix "O Problema dos Três Corpos" é uma adaptação do primeiro romance de uma trilogia do autor chinês Liu Cixin, e feita para a tela pelos criadores de "Games of Thrones".

O romance de Liu vendeu milhões de cópias desde que foi publicado em chinês em 2008 e conta com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama entre seus fãs. A tradução em inglês foi o primeiro romance de um escritor asiático a ganhar o Prêmio Hugo de ficção científica como melhor romance.

A versão da Netflix, assim como a tradução em inglês do romance, começa com cenas violentas da Revolução Cultural da China na década de 1960, eventos que dão início a uma trama que inclui uma invasão alienígena iminente.

A nova série foi destaque na plataforma de mídia social chinesa Weibo na sexta-feira e ficou em primeiro lugar na classificação de tendências "top hot" da plataforma, apesar de a Netflix ser oficialmente inacessível na China.

Os espectadores chineses teriam que assistir à série da Netflix por meio de VPN ou em um site pirata.

Momentos de "cair o queixo" para os espectadores chineses incluíram uma cena de abertura em que um cientista proeminente é espancado até a morte por Guardas Vermelhos paramilitares, uma representação da história recente que permanece controversa na China.

"A primeira cena me deixou de queixo caído. Mesmo que eu tenha previsto isso, a cena ainda me assustou", disse um usuário do Weibo.

Outros se opuseram à forma como a adaptação da Netflix transfere a ação da China para um grupo de físicos britânicos apelidados de "Oxford Five". Isso mostrou que "os ocidentais não conseguem aceitar a ideia de que os chineses inventem tecnologia de ponta", publicou um espectador no site de classificação e rede social Douban.

Outro usuário do Douban disse que a Netflix havia trocado os elementos chineses da história por "um produto de Hollywood que valoriza o heroísmo individual".

Alguns espectadores disseram que os críticos não estavam entendendo o ponto: uma obra de ficção chinesa estava se tornando ainda mais conhecida em todo o mundo. "É de alguma forma ruim que a adaptação da Netflix se torne uma sensação global?", disse um terceiro usuário do Douban.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade