Bel-Air: O Drama de Tentar ser o Rei do Mundo
Bel-Air é o novo 'Um Maluco no Pedaço' (Fresh Prince of Bel-Air, no original), que assim como no original famoso no Brasil, é produzida por Will Smith (primeira temporada), que aqui decide dar uma cara de obra original ao Remake, trocando a comédia e estética de sitcom dos anos 80-90. Para assumir energia de "Bel-Air é pequena para o rei, West Philly Will".
Com duas temporadas já lançadas e disponíveis no Brasil na plataforma de Streaming Star+, deixa claro desde o começo que é diferente do que assistimos no SBT, aqui os personagens perdem o tom caricato, dando espaço para camadas e a comédia sai de cena, trazendo camadas nunca antes vistas nas interpretações de Will Smith e companhia.
Porém esse aspecto pode afastar os fãs mais apaixonados e que esperavam o tom despretensioso da obra original. Mas o tom engraçado (muitas vezes caricato) deixado de lado, deu espaço para discussões atuais e importantes sobre negritudes, pertencimento, paternidade, senso de comunidade, empoderamento e muito mais.
Bel-Air maior e MAIOR!
Para os fãs que assistiram Fresh Prince of Bel-Air, a série foi construída em cenários fechados, por mais que tenhamos diversos deles, a temperatura ambiente é sempre muito semelhante. Os criadores de Bel-Air, deixam claro que querem se distanciar esteticamente da obra original.
Logo ao chegar na Califórnia, Will Smith é apresentado a sua nova vizinhança, em um recado claro através dos olhos do personagem, Bel-Air é maior do que tudo o que vimos antes. A partir daqui, a produção da série não economiza esforços para crescer, carros, mansões, cenários, às vezes parece que a cada novo problema fosse necessário mostrar um novo cenário.
Mas a grandiosidade não fica só presa a estrutura da série, os personagens também são maiores e mais profundos em camadas, Jazz (Jordan L. Jones) e Hilary (Coco Jones) são empreendedores dentro de seus contextos sociais, Carlton (Olly Sholotan) tem mais camadas além do playboy negro de Bel-Air, Ashley (Akira Akbar) assume uma agenda mais atual e representativa.
O trio de adultos da mansão Banks, Viv (Cassandra Freeman), Geoffrey (Jimmy Akingbola) e Phill (Adrian Holmes), se equilibram muito bem entre trocas com o núcleo jovem ao mesmo passo que tem seus problemas e reflexões entre eles.
Claro que não podemos deixar de falar de Will de Jabari Banks, a maior diferença de todas entre a obra de 1990 e a de 2022. Will Smith (o ator) tem sua veia cômica muito presente na série, enquanto Jabari entrega mais drama adolescente em transição para a vida adulta.
Bel-Air, é sobre a luta diária da negritude
A primeira e a segunda temporada de Bel-Air, apresentam alguns aspectos muito interessantes sobre negritude. Se na primeira temporada, temos dois polos opostos (Will e Carlton) tentando interagir com as suas diferenças, a segunda temporada mostra que unidos somos mais fortes.
A primeira temporada apresenta algumas reflexões sociais sobre negros em ambientes que não são bem vindos, seja no esporte, na política, arte, no mercado de trabalho e no acesso a educação. Colocando cada um dos personagens do núcleo principal a discutirem e levarem a audiência a refletirem no impacto que essas micro agressões diárias em ambientes diversos têm em suas vidas pessoais.
Na segunda temporada, já temos as narrativas individuais estabelecidas e o roteiro nos entrega uma outra mensagem, aqui muito mais poderosa, 'unidos somos mais fortes e como uma comunidade perseveramos'. Os Banks e Smiths passam a se apoiar muito mais, refletirem mais e em alguns momentos, vão contra a narrativa em que colocam corpos negros para disputar um lugar de direito.
Bel-Air sem dúvidas é uma lição sobre negritude, sobre o lugar do povo preto ser onde ele quiser estar. Bel-Air é sobre poder, sobre não aceitar menos do que merecemos, não estarmos satisfeitos, porque sabemos que as estruturas são construídas para que muitos perecem pelo caminho ao terem que suar duas vezes mais para obter as mesmas conquistas.
Bel-Air é sobre a realeza de todos que se identificam com as diversas personas estabelecidas na história. Porque somos reis e rainhas, mas muitas vezes precisamos que alguém nos lembre disso.
Bel-Air, tem duas temporadas já lançadas com a terceira em produção. No Brasil as temporadas estão disponíveis no Star+.