Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Chaves" e "Chapolin" recebem nova classificação do Ministério da Justiça por drogas e violência

Séries clássicas mexicanas têm restrições atualizadas por conter cenas impróprias para crianças

27 dez 2024 - 16h25
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Televisa / Pipoca Moderna

Nova classificação indicativa

O Ministério da Justiça redefiniu a classificação indicativa das séries mexicanas "Chaves" e "Chapolin", atualmente exibidas pelo SBT em horário nobre. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (27/12) no Diário Oficial da União.

"Chaves" agora é recomendado para maiores de 10 anos devido a "drogas lícitas e violência fantasiosa", enquanto "Chapolin" recebeu a classificação para maiores de 12 anos, por conter "drogas lícitas e violência".

Por conta dessas mudanças, o órgão recomenda que "Chapolin" seja transmitido somente após as 20h na TV aberta. No entanto, a série já é exibida às 22h, enquanto "Chaves" continua em sua faixa de 20h45, uma das principais audiências do SBT.

Impacto nas exibições

A definição da classificação indicativa é de responsabilidade do Ministério da Justiça, mas a alteração nos horários é apenas uma recomendação. Desde 2016, com decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), as emissoras não são obrigadas a adequar os horários de seus programas à classificação.

As produções de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) retornaram à grade do SBT em dezembro, após quatro anos fora do ar. O afastamento ocorreu devido a disputas envolvendo direitos autorais, que afetaram a transmissão em diversos países.

Histórico das séries

Criadas por Roberto Gómez Bolaños em 1972 e 1973, "Chaves" e "Chapolin" marcaram gerações com humor e narrativas fantasiosas. Apesar de serem classificadas como programas infantis, ambas as séries trazem conteúdos que incluem elementos de violência cômica e representações de consumo de substâncias lícitas, o que motivou a atualização de sua classificação.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade