Confira os destaques das principais séries da semana
Produções vão de Schwarzenegger a vencedores do Oscar.
Séries com Arnold Schwarzenegger ('O Exterminador do Futuro'), Forest Whitaker ('Pantera Negra') e os vencedores do Oscar Michelle Yeoh e Ke Huy Quan ('Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo') deixam a programação de séries mais cinematográfica nesta semana. Mas também há várias opções interessantes fora dos sets de Hollywood, que podem ser conferidas abaixo, na seleção das 10 novidades de maior potencial das plataformas de streaming.
| 'A JORNADA DE JIN WANG' | DISNEY+
A comédia de ação e fantasia volta a reunir Michelle Yeoh e Ke Huy Quan após vencerem o Oscar por 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' (2022). A trama gira em torno de Jin Wang (interpretado por Ben Wang, de 'A Jogada de Chang'), um estudante do ensino médio que tem a vida alterada após conhecer o colega Wei-Chen (Jimmy Liu, de 'Light the Night'). O rapaz é filho de uma deusa mitológica (Michelle Yeoh) e está em uma missão – impedir que uma rebelião abra os portais entre o Céu e a Terra – para a qual alista seu colega de escola como guia e aliado humano. Ke Huy Quan vive o pai de Jin Wang.
A série foi criada por Kelvin Yu ('Bob's Burgers') e tem direção e produção do cineasta Destin Daniel Cretton ('Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis'). E além de Yeoh e Quan, tem mais dois atores de 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo': Stephanie Hsu e Jamea Hong. Completam o elenco Daniel Wu ('Into the Badlands'), Yeo Yann Yann ('Estação das Chuvas'), Chin Han ('Batman: O Cavaleiro das Trevas') e Sydney Taylor ('Mystery City'). Elogiadíssima pela crítica internacional, soma 94% de aprovação no Rotten Tomatoes.
| 'FUBAR' | NETFLIX
A primeira série estrelada por Arnold Schwarzenegger mistura ação com comédia para contar a história de pai e filha espiões. Luke (Schwarzenegger) e Emma Brunner (Monica Barbaro, de 'Top Gun: Maverick') passaram a vida inteira sem saber que trabalhavam como agentes da CIA. Eles só percebem quando Luke aceita uma última missão antes se aposentar, e descobre que precisa resgatar a própria filha.
Com elementos de 'True Lies' (filme de 1994 com o próprio Schwarzenegger) e 'Sr. e Sra. Smith' (2005), a série foi desenvolvida por Nick Santora ('Scorpion') e o elenco ainda conta com Jay Baruchel ('É o Fim'), Fortune Feimster ('Kenan'), Milan Carter ('Meu Nome é Dolemite'), Travis Van Winkle ('Você') e Gabriel Luna ('The Last of Us').
Lançado com fanfarra pela Netflix, a produção frustrou fãs do gênero por efeitos especiais de promoção e pouco cuidado em disfarçar o dublê do astro nas cenas de ação. A propósito do título: 'Fubar' é a sigla em inglês de "Fuck*d Up Beyond All Recognition", ou "totalmente ferrado" numa simplificação sem palavrões, expressão usada em muitas resenhas para descrever a série, que atingiu 50% de aprovação no Rotten Tomatoes – medíocre. Mas o público, aparentemente, gostou da pancadaria – 76% na avaliação espontânea.
| 'GODFATHER OF HARLEM 3' | STAR+
A serie criminal de época dos criadores de 'Narcos' (Chris Brancato e Paul Eckstein) encerra sua trama mostrando o destino de seus personagens, principalmente o gângster Bumpy Johnson, vivido por Forest Whitaker ('Pantera Negra'). A produção é inspirada na vida real de Bumpy e retrata uma colisão do movimento dos direitos civis dos anos 1960 com o submundo do crime. Após cumprir dez anos de prisão e reencontrar o Harlem, que ele comandou, controlado pela máfia italiana, o ex-poderoso chefão decide se aliar ao ativista radical Malcolm X, pegando carona nos discursos de agitação social para iniciar uma guerra pelo tráfico de drogas, que ameaça destruir Nova York.
No começo da 3ª temporada, Bumpy se encontra em apuros mais uma vez, após perder suas drogas num incêndio, e diante da possibilidade de ceder o controle de Harlem para as famílias mafiosas, ele opta pela guerra total, sob a vigília do governo e até da CIA. O elenco também destaca Giancarlo Esposito ('Better Call Saul') como o congressista Adam Clayton Powell Jr., mas a série sofreu uma mudança significativa com a substituição de Nigél Thatch ('Selma') por Jason Alan Carvell ('NCIS: Nova Orleans') no papel icônico de Malcolm X, uma transição que exige algum tempo para ser assimilada. Ao longo das temporadas, o elenco grandioso ainda incluiu Vincent D'Onofrio (o Chefão do Crime de 'Demolidor'), Ilfenesh Hadera ('Billions'), Chazz Palminteri ('Lendas do Crime'), Lucy Fry ('11.22.63'), Kelvin Harrison Jr. ('StartUp'), Kathrine Narducci ('Power') e o recém-falecido Paul Sorvino ('Os Bons Companheiros').
| 'O CULTO SECRETO' | STAR+
A minissérie australiana de suspense é baseada num best-seller de J.P. Pomare e na história real de 'The Family', um culto de Melbourne que operou em segredo desde meados dos anos 1960 até o final dos anos 1980, sob a liderança de uma professora de ioga. As atividades da seita só vieram à público em 1987, quando a polícia invadiu sua grande propriedade rural, levando para custódia protetiva meia dúzia de crianças vestidas com roupas idênticas e todas com cabelos loiros tingidos. Elas foram adotadas quando bebês, criadas como se fossem filhos naturais da professora, torturadas e drogadas com LSD numa tentativa de incentivá-las em direção à plena consciência.
A trama da adaptação gira em torno de uma mulher que sobreviveu a uma infância de abusos no culto, e que agora vive traumatizada com receio de seu filho ser sequestrado. A história se alterna entre passado e presente, revelando porque a paranoia da protagonista não é infundada. A personagem principal é vivida por Teresa Palmer ('A Descoberta das Bruxas'), a líder do culto por Miranda Otto ('O Mundo Sombrio de Sabrina') e o elenco ainda inclui Guy Pearce ('Mare of Easttown') como um acólito.
| 'AS GINASTAS' | PARAMOUNT+
O drama italiano lembra uma versão adulta de 'Make It or Break It', ao acompanhar a jornada de uma equipe de ginastas rumo a um torneio cobiçado. As diferenças para a antiga série teen logo ficam claras, conforme a narrativa adota uma estrutura similar a de 'Elite', em que a história é contada através do interrogatório de uma adolescente, alternando a poderosos flashbacks. O questionamento da ginasta mais outsider do grupo (vivida pela estreante Alessia De Falco) sugere um crime grave e é conduzido por Barbara Chichiarelli (conhecida pela série 'Suburra').
Os flashbacks com ambientação na neve, além de adicionar uma atmosfera soturna ao visual, também servem de metáfora do isolamento profundo das jovens protagonistas, rodeadas por adultos inescrupulosos que exploram suas habilidades para atingir seus próprios objetivos. Os episódios ainda abordam temas polêmicos como doping, bullying entre meninas e body shaming, representado pela obsessão pela perfeição física entre as atletas. A violência, tanto física quanto psicológica, escala ao longo da trama, rendendo momentos extremos sob a direção de Cosima Spender ('Palio') e Valerio Bonelli (editor de 'Cyrano').
| 'MAR BRANCO' | NETFLIX
O drama criminal português (que se chama 'Rabo de Peixe' no país natal) é vagamente baseado numa história real. Quando um barco repleto de cocaína afunda nas proximidades de uma ilha, um grupo de jovens amigos veem uma oportunidade arriscada de ganhar dinheiro e realizar sonhos impossíveis. Resgatando o carregamento no mar, eles fazem planos de vender a droga no continente, enquanto os traficantes chegam em busca da mercadoria desaparecida. Primeira série criada por Augusto Fraga, diretor premiado em vários festivais de publicidade (inclusive Cannes), destaca em seu elenco José Condessa ('O Crime do Padre Amaro'), Helena Caldeira ('A Lista') e Rodrigo Tomás ('Salgueiro Maia - O Implicado').
| 'NÃO ESTOU MORTA!' | STAR+
A nova comédia estrelada por Gina Rodriguez ('Jane the Virgin') é baseada no livro "Confessions of a Forty-Something F**k Up", de Alexandra Potter, e gira em torno da personagem Nell Stevens, um desastre assumido que acaba de voltar a ser solteira. Dedicando-se a reiniciar a vida e a carreira que deixou para trás, após 10 anos de relacionamento, ela consegue ser aceita para apenas um trabalho: escrever obituários. Mas acaba se surpreendendo com um efeito colateral do novo emprego: ver fantasmas, que lhe dão conselhos de vida. Além de estrelar, Rodriguez produz a atração com os criadores David Windsor e Casey Johnson (ambos de 'The Real O'Neals') e o cineasta McG ('As Panteras').
| 'CONEXÃO: COMER, AMAR E MATAR' | STAR+
Romance com trama criminal, a série sul-coreana acompanha um homem e uma mulher que se conectam de forma misteriosa. Gye Hoon (Yeo Jin-gu, de 'Além do Mal') é um chef que costumava ter forte ligação com a irmã gêmea, que desapareceu em sua infância. Um dia, ele encontra a mesma ligação com uma garota chamada Da Hyun (Moon Ga-young, de 'True Beauty'), uma estudante universitária, que costuma ser perseguida por um assediador. Quando o assédio se transforma em ataque, ela acaba matando o agressor, e com a ajuda de sua mãe e avó, esconde o corpo em uma geladeira vazia, que surpreendentemente pertence a Gye Hoon.
Assim começam muitas as reviravoltas mórbidas do romance do casal, numa história que envolve até um serial killer de crianças. O contraste desses elementos mais sombrios com as cenas fofas são típicas das produções coreanas, que costumam misturar gêneros de forma inusitada.
| 'GREMLINS: SEGREDOS DE MOGWAI' | HBO MAX
O desenho derivado do famoso filme de Joe Dante se passa na Xangai dos anos 1920, onde a família Wing conhece o jovem mogwai chamado Gizmo. Sam Wing (o futuro lojista Sr. Wing de 'Gremlins') aceita a perigosa tarefa de levar Gizmo para seu lar misterioso e embarca em uma jornada pelo interior da China. Sam e Gizmo se juntam a uma adolescente chamada Elle e, juntos, eles encontram e até lutam com monstros coloridos e espíritos do folclore chinês, enquanto são perseguidos por um industrial sedento por poder e seu crescente exército de malvados Gremlins.
A versão original de 'Gremlins' contava a história de Billy Peltzer (Zach Galligan), um adolescente que ganha um novo bichinho de estimação: um mogwai fofinho chamado Gizmo, sem imaginar que, se não seguisse as regras de como tratá-lo, poderia liberar no mundo verdadeiras pestinhas monstruosas. O filme chegou aos cinemas em 1984 e ganhou uma continuação em 1990, com 'Gremlins 2: A Nova Geração'.
No elenco de vozes da animação estão Izaac Wang ('Bons Meninos'), Ming-Na Wen ('Agents of SHIELD'), BD Wong ('Jurassic World'), James Hong ('Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo'), AJ LoCascio ('Croods, o Início'), Gabrielle Green ('Força Danger') e Matthew Rhys ('The Americans'), além dos artistas convidados Sandra Oh ('Killing Eve'), Randall Park ('Wandavision'), George Takei ('Jornada nas Estrelas'), Bowen Yang ('Saturday Night Live') e Zach Galligan (o protagonista original de 'Gremlins').
| 'PROJETO CLONAGEM' | HBO MAX
Os clones adolescentes da animação clássica 'Clone High' estão de volta. A série original foi criada por Phil Lord, Chris Miller (ambos de 'Uma Aventura Lego' e 'Homem-Aranha no Aranhaverso') e Bill Lawrence (criador de 'Scrubs' e 'Ted Lasso'), hoje diretores, roteiristas e produtores consagrados. A trama se passava em uma escola secundária para clones adolescentes de figuras históricas, como Abraham Lincoln (Abe), Cleópatra (Cleo) e Joana D'Arc (Joan), mas só durou uma temporada entre 2002 e 2003. A atualização explica que, depois que o segredo do experimento vazou, os clones precisaram ser congelados, mas agora retornam na surdina com novos colegas clones, desatualizados em relação às normas culturais de 2023, mas ainda vivendo como adolescentes excessivamente dramáticos.
Os dubladores incluem Will Forte ('The Last Man on Earth') reprisando seu papel como Abe, Nicole Sullivan ('The King of Queens') como Joan, Mitra Jouhari ('Three Busy Debras') como Cleo, Donald Faison ('Scrubs') como George Washington Carver, Phil Lord como Scudworth e Chris Miller como JFK, entre outros.