Criador de 'Black Mirror' tentou usar ChatGPT para escrever episódio
A série volta para a sua 6ª temporada em 15 de junho na Netflix.
'Black Mirror' retorna para sua 6ª temporada em 15 de junho no catálogo da Netflix, série antológica de distopia que mostra o lado sombrio da vida real atrelado à tecnologia. O mais curioso é que seu próprio criador, Charlie Brooker, resolveu utilizar o ChatGPT – chatbot com inteligência artificial (IA) – para escrever um episódio de 'Black Mirror'.
"Eu brinquei um pouco com o ChatGPT", disse Brooker à Empire. "A primeira coisa que fiz foi digitar 'gerar episódio de 'Black Mirror'' e apareceu algo que, à primeira vista, parece plausível, mas, à segunda vista, é uma m*rda. Porque tudo o que é feito é procurar todas as sinopses dos episódios de 'Black Mirror' e misturá-las. Então, se você cavar um pouco mais fundo, você vai, 'Oh, não há realmente nenhum pensamento original real aqui'".
De qualquer forma, Charlie Brooker revelou que sua experiência com IA acabou sendo útil para escrever 'Black Mirror', para que ele não cometa os mesmos erros. "Eu sabia que tinha escrito muitos episódios em que alguém dizia 'Oh, eu estava dentro de um computador o tempo todo!'. Então, eu pensei: 'Vou jogar fora qualquer noção do que eu acho que um episódio de 'Black Mirror' é'. Não adianta ter uma antologia se você não pode quebrar suas próprias regras. Apenas uma espécie de bom copo de água fria no rosto", disse.
Em entrevista ao Tudum, da Netflix, Charlie Brooker afirmou ele mesmo se surpreendeu com a 6ª temporada de 'Black Mirror'. "Sempre achei que 'Black Mirror' deveria apresentar histórias totalmente distintas umas das outras e continuar surpreendendo as pessoas – e a mim mesmo – ou, então, qual é o objetivo? Deve ser uma série que não pode ser facilmente definida e pode continuar se reinventando", explicou o criador sobre a produção.
O que é antologia? 9 melhores séries do gênero para assistir nos streamings
Um dos episódios mais bizarros de 'Black Mirror' já pode acontecer na vida real!