David Fincher revela motivo real do cancelamento de 'Mindhunter'
A alegação foi feita em entrevista ao jornal francês Le Journal du Dimanche.
O cineasta David Fincher ('Mank') revelou o motivo do cancelamento da série 'Mindhunter'. Em entrevista ao jornal francês Le Journal du Dimanche, o diretor explicou que a atração era cara demais e que não tinha um publico grande o suficiente para se manter no ar.
"Estou muito orgulhoso das duas primeiras temporadas. Mas é uma série muito cara e, aos olhos da Netflix, não atraímos público suficiente para justificar tal investimento [para a 3ª temporada]", disse ele.
"Eu não os culpo, eles assumiram riscos para tirar a série do papel, me deram os meios para fazer 'Mank' do jeito que eu queria e permitiram que eu me aventurasse por novos caminhos com 'The Killer'", continuou ele. "É uma bênção poder trabalhar com pessoas capazes de ousar. No dia em que nossos desejos não forem os mesmos, temos que ser honestos sobre a separação de caminhos."
Com isso, Fincher colocou um ponto final em 'Mindhunter', acabando com qualquer especulação por parte dos fãs sobre um possível retorno da série. Afinal, mesmo quando o elenco da atração foi liberado dos seus contratos em 2020, um representante da plataforma havia afirmado que Fincher "pode revisitar 'Mindhunter' novamente no futuro".
Mas naquela época, Fincher já havia admitido que "para o público que teve, era uma série cara". E embora ele tivesse mencionado a possibilidade de redução do orçamento, acabou afirmando que "honestamente não acho que vamos conseguir fazer por menos do que fizemos na 2ª temporada. E em algum nível, você tem que ser realista sobre os dólares serem iguais aos olhos", disse ele ao site Vulture em 2020.
Mais do que isso, a série também exigia demais de Fincher. "Fizemos a 1ª temporada de 'Mindhunter' sem um showrunner, comigo assumindo o papel semanalmente", revelou ele. "Começamos a receber roteiros para a 2ª temporada e acabei olhando para o que estava escrito e decidindo que não gostei de nenhum deles. Então jogamos tudo fora e recomeçamos".
"Eu trouxe Courtenay Miles, uma diretora assistente com quem trabalhei e que queria escrever, e ela acabou sendo co-showrunner de 'Mindhunter'", continuou ele. "Mas é uma semana de trabalho de 90 horas. Absorve tudo em sua vida. Quando acabei, estava bastante exausto e disse: 'Não sei se tenho energia agora para a 3ª temporada'".
Considerada uma das melhores séries do serviço de streaming em 2017, 'Mindhunter' foi produzida por Fincher e pela atriz Charlize Theron ('Mad Max: Estrada da Fúria'), e é baseada no livro de memórias do agente John Douglas – vivido por Jonathan Groff (séries 'Glee' e 'Looking') na atração. A trama mostra como ele juntou especialistas de várias áreas para estudar a mente de psicopatas, que se encontram encarcerados, e como passou a utilizar esse conhecimento para caçar assassinos soltos.
O elenco inclui Holt McCallanay ('Sully'), Anna Torv (série 'Fringe'), Cotter Smith (série 'The Americans'), Sonny Valicenti ('A Última Ressaca do Ano') e Hannah Gross ('Quando Eu Era Sombrio'). Além de produzir, Fincher também dirigiu alguns episódios, como fez com 'House of Cards' – foram quatro capítulos na 1ª temporada e mais dois na 2ª.
David Fincher atualmente está envolvido na pós-produção do filme 'The Killer', que estreia em 10 de novembro na Netflix.