Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Final da série "Yellowstone" quebra recordes de audiência

Episódio de encerramento foi o mais assistido da série, com 13,1 milhões de espectadores em três dias

23 dez 2024 - 20h25
(atualizado às 20h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Paramount / Pipoca Moderna

Recorde de audiência

O episódio final da 5ª temporada de "Yellowstone", transmitido no último domingo (17/12) pelo Paramount Network e CMT na TV norte-americana, tornou-se o mais assistido da história da série, alcançando 13,1 milhões de espectadores na métrica Live+3 (audiência em três dias) nos Estados Unidos. Segundo dados fornecidos pela VideoAmp, o episódio atraiu 11,4 milhões de espectadores apenas na noite da transmissão inicial.

A Paramount Global destacou que a audiência do final da 5ª temporada superou em 4% a do encerramento da primeira parte da temporada, que havia reunido 10,3 milhões de espectadores na métrica Live+Same Day (audiência no mesmo dia).

Temporada histórica

A segunda parte da 5ª temporada também foi a mais assistida de "Yellowstone", com média de 13,6 milhões de espectadores por episódio. Esse número representa um aumento de 3% em relação à primeira parte, que havia registrado 13,2 milhões em média.

Além dos números expressivos de audiência, a Paramount revelou que esta foi a temporada mais comentada da série nas redes sociais, com aumento de 103% em visualizações e 68% no engajamento em comparação com temporadas anteriores.

O velho e infalível "Quem matou?"

O público sintonizou em massa para descobrir o destino de John Dutton, personagem de Kevin Costner. Envolvido com sua saga western "Horizon", Costner pediu menos dias de gravações, mas não houve acordo, o que fez com que ele abandonasse a produção. Para explicar sua ausência, os produtores decidiram não fazer mistério, mostrando a morte do patriarca da família Dutton no primeiro capítulo da Parte 2 como um flashforward. Em seguida, a narrativa recomeçou do ponto em que foi interrompida na Parte 1, criando a expectativa pela explicação, ao longo da temporada, do que levou à morte do protagonista.

Embora a investigação inicialmente sugira que ele morreu por suicídio, a família acaba arrastada para uma investigação de homicídio, que coloca Jamie (Wes Bentley) contra os irmãos Beth (Kelly Reilly) e Kayce (Luke Grimes), além do capataz da fazenda, Rip (Cole Hauser). Mas o mistério não dura muito, transformando o "quem matou?" num suspense sobre impunidade e vingança, e com outras mortes chocantes no enredo.

Um novo universo televisivo

Primeira atração semanal estrelada por Kevin Costner, "Yellowstone" também foi a primeira produção televisiva criada pelo cineasta Taylor Sheridan, que foi indicado ao Oscar 2017 pelo roteiro de "A Qualquer Custo" (2016) e estreou como diretor com "Terra Selvagem" (2017), vencendo um prêmio no Festival de Cannes. Desde o lançamento da série em 2018, ele criou um universo derivado com dois spin-offs de "Yellowstone" e um terceiro a caminho, além de ter desenvolvido outras séries de sucesso - "Tulsa King", com Sylvester Stallone, "Mayor of Kingstown", com Jeremy Renner, e "Operação Lioness", com Zoe Saldana e Nicole Kidman.

Sheridan assina os roteiros, a produção e a direção de alguns episódios de "Yellowstone", que aborda o mesmo universo de seus filmes premiados: o interior rural dos Estados Unidos, onde os homens ainda usam chapéus de cowboy, andam a cavalo (e helicóptero) e são rápidos no gatilho. Por sinal, o ator indígena Gil Birmingham, que trabalhou nos dois filmes citados de Sheridan, também está no elenco.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade