Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

HBO Max cancela série de Pedro Cardoso após briga nos bastidores

28 out 2022 - 19h47
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Instagram/Pedro Cardoso / Pipoca Moderna

A série "Área de Serviço", criada por Pedro Cardoso ("A Grande Família") e sua mulher, Graziella Moretto ("O Signo da Cidade"), foi cancelada pela HBO Max. Oficialmente, o motivo foi o mesmo que levou ao cancelamento de "Batgirl": uma reavaliação geral do conteúdo, visando contenção de despesas após a fusão da Warner e a Discovery.

Assim como "Batgirl", a produção estava bastante adiantada. Todos os episódios já tinham sido gravados visando uma estreia em 2023.

Mas seus bastidores eram os mais tumultuados da empresa, com Cardoso chegando a acusar produtores e funcionários da Warner de "roubar" a série.

Em agosto passado, o ator publicou um vídeo no Instagram em que disse que ele e Moretto tiveram "a liderança da autoria da série roubada pela Dueto Produções com a conivência de funcionários da WarnerMedia".

No vídeo longo, de 13 minutos, Cardoso afirmou que ele e a esposa haviam convidado a Dueto para atuar como coprodutora de "Área de Serviço", que tira sarro de diferenças sociais. No entanto, acusa Monique Gardenberg, sócia da Dueto, de alijá-lo do projeto e se promover a diretora-geral da série, com direito ao corte final, após negociação secreta com a empresa proprietária da HBO Max. O casal teria sido reduzido a meros atores no projeto, sem maior participação criativa na série que, segundo Cardoso, eles próprios haviam criado.

"Graziella e eu nos tornamos empregados do trabalho que nós tínhamos feito. Já não é isso um roubo?", diz o ator no vídeo.

O ator cita Silvia Fu, diretora sênior de conteúdo na Warner, e os diretores Homero Olivetto, Olivia Guimarães e Dani Braga, contratados pela Dueto, como os responsáveis pela "destruição da série" ao cortarem cenas, não entenderem o jogo entre os personagens e perderem tempo com "inutilidades". O ator afirma ainda que tem provas das denúncias que faz e não hesitará em trazê-las a público.

"Área de Serviço" deveria acompanhar Jacinto, brasileiro criado em Portugal, que volta ao país e se hospeda na mansão de uma tia, onde passa a conviver com os empregados dela e vive situações inusitadas. Cardoso descreve a série como "um projeto em defesa da democracia e uma denúncia das razões maiores do eterno fascismo brasileiro".

"É um crime que esse projeto tenha sido destruído. Um crime contra Graziella e contra mim, mas também um crime contra o interesse público", acrescentou o ator de 60 anos no vídeo, afirmando que esses problemas poderiam antecipar sua aposentadoria. Ele não disse se pretende ir à Justiça para reaver os direitos de "Área de Serviço".

O detalhe é que esta não foi a única confusão envolvendo a série. Em maio, a coluna de Patricia Kogut, no jornal O Globo, revelou que parte da equipe havia se demitido após o envio de uma carta aberta denunciando "situações de abuso no set que foram se intensificando ao longo de semanas" e que, apesar de apelos, não foram resolvidas. No Instagram, Cardoso não abordou o ocorrido, mas disse que certamente seus opositores o acusarão de despotismo.

A produção de "Área de Serviço" começou em novembro do ano passado. As gravações dos episódios, por sua vez, iniciaram em janeiro e foram concluídas.

Após o ataque de Cardoso à Dueto, a produtora Monique Gardenberg afirmou em comunicado que se manifestaria sobre as acusações "na instância judicial".

"Foi o carinho que tínhamos por Pedro e Graziella que nos fez abraçar a série. Em 40 anos de história, a Dueto construiu uma trajetória de sucesso, credibilidade e respeito e jamais se envolveu em qualquer litígio. Pelo nível de agressão e desrespeito conosco e membros da equipe, não nos manifestaremos publicamente. Nossa manifestação se dará na instância judicial, onde Pedro terá oportunidade de expor suas alegações", disse em nota.

Cardoso e Graziella ainda não se manifestaram sobre o cancelamento oficial de "Área de Serviço".

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade