HBO Max vai tirar "Raised By Wolves", "Westworld" e outras séries de seu catálogo
A Warner Bros Discovery anunciou que vai tirar diversas séries do catálogo da plataforma de streaming HBO Max. Entre as séries que serão excluídas está a superprodução "Raised By Wolves", do cineasta Ridley Scott ("O Último Duelo"), e "Westworld", que teve quatro temporadas premiadas pelo casal Jonathan Nolan e Lisa Joy ("Periféricos").
Outras séries que também vão sair do catálogo são "Uma Turma Genial" e "A Mulher do Viajante do Tempo", bem como os reality shows "FBoy Island", "Legendary" e "Em Busca de Magic Mike".
Todos os títulos que desaparecerão foram cancelados e alguns deles não possuem final.
Entretanto, as séries não desaparecerão da face da Terra. A ideia da WBD é transformá-las em dinheiro, montando um pacote para licenciá-las para serviços de streaming gratuitos, também chamados de FAST - sigla de Free Ad-supported Streaming Television, streaming televisivo grátis com anúncios. O serviço mais conhecido do gênero é a Pluto TV, disponível no Brasil.
Os criadores de "Westworld", Jonathan Nolan e Lisa Joy, aprovaram a ideia.
"Somos incrivelmente orgulhosos de 'Westworld' e do notável trabalho de nosso elenco e equipe. Estamos entusiasmados por ter a oportunidade de dar as boas-vindas a um público totalmente novo para nossa série" com a mudança de plataforma.
O pacote vendido para WBD também vai contar com "The Nevers", cujo cancelamento e exclusão do catálogo da HBO Max já haviam sido anunciados antes. Mas não terá atrações como "As Crônicas de Cucu", "Love Life", "Made For Love", "The Garcias" e "Minx", que também foram canceladas e serão excluídas da plataforma. Por não serem produções próprias da WBD, estes títulos foram devolvidos aos estúdios que os produziram. A Lionsgate, inclusive, pretende continuar "Minx" em uma nova plataforma.
A WBD, porém, disse que está conversando com os parceiros sobre esse projeto, para convencê-los sobre as oportunidades de "expandir ainda mais o alcance das séries, incluindo, entre outros, o licenciamento da série para plataformas FAST de terceiros".
Segundo apurou o site Deadline, a WBD também estaria desenvolvendo uma plataforma FAST própria, que pretende anunciar em breve.
Tudo isso ocorre enquanto a empresa sofre com seu balanço financeiro. Com as reestruturações e encargos relacionados à fusão WarnerMedia-Discovery, o prejuízo da companhia só tem aumentado. Estima-se que já esteja em US$ 5,3 bilhões.
"É mais confuso do que pensávamos, é muito pior do que pensávamos", disse recentemente o CEO da WBD, David Zaslav. "Você abriu o armário, as coisas caíram. Estamos arrumando-as. Alguns ativos são melhores do que pensávamos no início - o talento é melhor do que pensávamos. Mas muitas coisas foram inesperadamente piores do que pensávamos."
Especificamente sobre a decisão de retirar séries do catálogo da HBO Max, Zaslav afirmou: "Não tiramos nenhuma série da plataforma que fosse nos ajudar de alguma forma".
Outros títulos removidos da HBO Max este ano incluem séries como "Camping", "Mrs. Fletcher", "Run" e "Vinyl" e reality shows como "Ellen's Next Great Designer" e "Generation Hustle", bem como diversas séries animadas. Zaslav também cancelou a produção do filme "Batgirl" e desistiu da série "Demimonde", de J.J. Abrams ("Star Wars: O Despertar da Força"), entre muitos outros cortes.