Imperdível na Netflix: a minissérie que criou vocações
Produção causou grande alvoroço quando foi lançada em 2020.
Em Lexington, Kentucky, na década de 1950, a jovem Beth Harmon, de oito anos, é levada para um orfanato depois de perder a mãe em um acidente de carro. Lá, ela descobre um talento surpreendente para o xadrez com o zelador do local que lhe ensina o jogo, ao mesmo tempo em que desenvolve um vício com os tranquilizantes fornecidos pelo estado como sedativos para crianças.
Aos 13 anos, Beth é adotada. A prodígio do xadrez então cresce se esforçando para alcançar o auge do esporte, tendo como missão se tornar uma jogadora de elite. Mas, agora aos 22 anos, ela precisa enfrentar seu vício para conseguir se tornar a maior jogadora do mundo.
Tudo em 'O Gambito da Rainha' é notável: do roteiro até a direção, a fotografia, os figurinos, os cenários e a atuação... e, acima de tudo, a atriz! Estamos falando, é claro, da brilhante Anya Taylor-Joy, que ganhou um Globo de Ouro por sua atuação, dando vida a uma heroína feminista e que, assim como a série, se estabeleceu como uma revelação de 2020.
O título da série ('The Queen's Gambit', no original) refere-se a uma abertura no jogo chamada gambito da dama, uma posição que lembra a de Beth, que precisa deixar sua marca em uma sociedade e competição amplamente dominadas por homens.
A minissérie, adaptada de um ro…
'O Gambito da Rainha': Série de Anya Taylor-Joy acumula 100% de aprovação no Rotten Tomatoes
'O Gambito da Rainha': 5 curiosidades sobre a minissérie da Netflix
Além de 'O Gambito da Rainha': Conheça outras produções que Scott Frank escreveu
'O Gambito da Rainha': Série da Netflix com Anya Taylor-Joy vai ganhar versão inusitada