Intérprete de MC Thanos em "Round 6" é rapper famoso na vida real
Choi Seung-hyun, conhecido como T.O.P, brilhou na música antes de se destacar na série da Netflix
Sucesso como rapper e ator
Choi Seung-hyun, mais conhecido como T.O.P, chamou atenção como um dos novos nomes do elenco da 2ª temporada de "Round 6", sucesso da Netflix. Aos 37 anos, o artista sul-coreano interpreta MC Thanos, um rapper famoso e endividado, que vai parar no jogo mortal. O personagem não é muito diferente de sua trajetória, já que ele começou a carreira como rapper e integrante do Big Bang, um dos grupos mais importantes da história do K-pop.
Antes de entrar para a gravadora YG Entertainment e debutar no Big Bang, T.O.P começou sua carreira no rap underground, compondo músicas autorais. No grupo, ele formou a aclamada rap line ao lado de G-Dragon, contribuindo para que o Big Bang se tornasse um fenômeno de vendas e hits.
Além do trabalho com o grupo, T.O.P lançou projetos solos e participou de subunits de sucesso. Sua versatilidade abriu portas no cinema e na TV. Ele estreou como ator em 2007 nos K-dramas "I Am Sam" e "Iris", ganhando popularidade além da música.
Reconhecimento no cinema
Em 2010, T.O.P fez sua estreia no cinema com o filme "71: No Meio do Fogo", uma produção baseada em fatos reais sobre a Guerra da Coreia. O papel rendeu ao ator os prêmios de Melhor Ator Novato no Blue Dragon Film Awards e no Baeksang Arts Awards, duas das principais premiações de artes cênicas da Coreia do Sul.
O artista seguiu equilibrando as carreiras de músico e ator, estrelando diversos filmes e séries enquanto rodava o mundo em turnês com o Big Bang.
Controvérsias e reinvenção
T.O.P foi convocado para o serviço militar obrigatório em 2017 e desde então enfrentava dificuldades para retomar sua trajetória. O motivo foi uma controvérsia envolvendo o uso de maconha, considerado crime grave na Coreia do Sul. Alguns dias depois da acusação, T.O.P foi encontrado inconsciente no quartel, devido a quantidade de medicamento prescrito contra ansiedade a base de benzodiazepina que ingeriu, e precisou ser hospitalizado de emergência. Ele foi julgado, transferido do serviço militar para o serviço público e ficou por dois anos em liberdade condicional, trabalhando no Centro de Artes e Artesanato de Yongsan até 2019. Como consequência da polêmica, ele também saiu do Big Bang.
Agora, como parte de "Round 6", T.O.P dá novos rumos à carreira, incluindo satirizando seu próprio passado. O personagem MC Thanos tem problemas com drogas, que traz clandestinamente para os jogos.
Outras estrelas do K-pop em "Round 6"
O rapper não é o único astro do K-pop introduzido na 2ª temporada da série da Netflix. Há até outro rapper: Yang Dong-geun, mais conhecido como YDG, no papel de Yong-sik, que descobre a mãe (a atriz Kang Ae-shim, de "Trabalho Honesto") em meio aos jogadores. A lista de estrelas ainda destaca Yim Si-wan, o Siwan, ex-cantor do ZE:A, que vive o influenciador digital Myung-gi, e Jo Yu-ri, que ficou famosa como Jo Yuri, ex-cantora do IZ*ONE, no papel da grávida Kim Jun-hee.
Confira o passado musical dos artistas em quatro clipes.