PUBLICIDADE

Não tem meteoros: conheça o verdadeiro final trágico de 'Família Dinossauros'

Apesar de ser uma série divertida e infantil, o último episódio da série de Dino da Silva Sauro e sua família foi sombrio e traumatizante

18 jan 2024 - 12h00
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Disney / Canaltech

'Família Dinossauros' foi uma das séries de maior sucesso na TV dos anos 1990, apresentada como uma típica sitcom americana, mas interpretada por bonecos de dinossauros. Com personagens como Baby, e bordões como "Não é a mamãe" e "Querida cheguei", a série era bastante divertida, mas teve um dos finais mais trágicos da TV.

Enquanto as quatro temporadas da série criada por Jim Henson, que também idealizou 'Os Muppets', mostrava os dramas e dilemas dos dinossauros de maneira cômica, o episódio final de 'Família Dinossauros' trouxe uma ideia inesperada de criticar a destruição do meio ambiente e a inevitável extinção dos personagens.

O episódio final de Família Dinossauros

Prepare-se para ficar triste com Família Dinossauros (Imagem: Reprodução/Disney)
Prepare-se para ficar triste com Família Dinossauros (Imagem: Reprodução/Disney)
Foto: Canaltech

O décimo quarto episódio da quarta temporada da série, chamado "Mudando a Natureza", mostra que a extinção dos dinossauros não aconteceu devido a um meteoro que dizimou a todos, e sim à chegada de uma Era do Gelo.

Na trama, a natureza se encontra em desequilíbrio graças à extinção de uma espécie de inseto, causada pelas atividades da companhia WESAYSO, a mesma em que Dino trabalha. O tal inseto comia uma planta específica que começa a se espalhar indevidamente sem a presença do bicho para controlá-la.

Para tentar solucionar o problema, a empresa acaba colocando Dino como o novo presidente. Após tentativas frustradas, como um produto químico que traz a destruição de todas as plantas do planeta, Dino é responsável pela criação de nuvens que acabam cobrindo todo o céu e bloqueando toda a luz solar. 

Para piorar, em vez de chuva, começa a nevar em todo o planeta, fazendo a temperatura cair. Assim, inicia-se uma nova Era do Gelo.

As piadas somem, a família Silva Sauro se reúne em casa e Baby faz perguntas sobre o futuro, sem entender a gravidade de tudo. Sem saber responder para o filho o que vai acontecer com eles, o patriarca da família diz que os dinossauros existem na Terra há 150 milhões de anos e não vão desaparecer.

O episódio termina com o apresentador do jornal dos dinossauros falando que as coisas vão ficar daquele jeito, com neve contínua, escuridão e frio extremo, se despedindo com "Boa noite. E adeus".

Episódio final não foi o último inédito

Uma curiosidade é que esse episódio não foi o último a ser exibido na TV americana. Isso porque existiam sete episódios que se passavam antes dos acontecimentos de "Mudando a Natureza", bastante parecidos com o resto da temporada.

Baby, Charlene e Bobby Silva Sauro (Imagem: Reprodução/Disney)
Baby, Charlene e Bobby Silva Sauro (Imagem: Reprodução/Disney)
Foto: Canaltech

Esses episódios foram exibidos na TV dos Estados Unidos após a série ter sido licenciada para diversas estações de televisão do país. Por serem completamente alheios ao final, esses episódios acabaram sendo considerados "perdidos" por muitos, com o último capítulo inédito do seriado indo ao ar em novembro de 1995.

Por conta disso, tentando deixar tudo organizado, esses episódios acabaram sendo integrados na quarta temporada, quando Família Dinossauros foi exibido fora dos Estados Unidos. Caso você procure a série na Disney+, é possível encontrar a história em sua ordem cronológica.

Mesmo assim, não deixa de ser curioso que, mesmo após um final tão sombrio, os responsáveis pela exibição do seriado liberassem episódios que não têm relação direta com ele em seguida.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade