Netflix deu só dois minutos para Galisteu na série sobre Ayrton Senna
A apresentadora de "A Fazenda" teve sua importância reduzida após pedidos da família do piloto
A Netflix resumiu a aparição de Adriane Galisteu a dois minutos na série sobre Ayrton Senna. A família do piloto de Fórmula 1 não queria sequer menções à apresentadora de "A Fazenda", mas o streaming insistiu que seria impossível não a incluir na produção. A informação é do portal Notícias da TV
A série protagonizada por Gabriel Leone ("Dom") retrata o início da carreira automobilística de Ayrton Senna, passando pela fase em que foi morar na Inglaterra para competir na Fórmula Ford, até chegar no trágico acidente na Itália de 1994. A obra ainda busca mostrar que o piloto brasileiro era maior que apenas um ídolo esportivo.
Para mostrar o lado humano de Senna, a atração incluiu os seus três principais relacionamentos: Lilian Vasconcellos (Alice Wegmann), que foi retratada como uma das grandes incentivadoras, Xuxa Meneghel (Pâmela Tomé), que teve maior destaque devido ao fator midiático, e Adriane Galisteu (Julia Foti), cujo romance foi resumido em pequenos trechos.
Amores de Senna
Lilian aparece logo nos primeiros capítulos que retratam a carreira de Senna no automobilismo. Em dado momento, ela topa passar um ano na Inglaterra para que o piloto pudesse participar da Fórmula Ford. Quando ele decide continuar no continente europeu, ela diz que não se adapta e prefere terminar o relacionamento para voltar ao Brasil.
No quarto episódio, Xuxa é descrita como a grande "paixão" de Senna, enquanto ambos estão no auge de suas carreiras. A trama retrata o relacionamento como amor à primeira vista, a partir do momento em que eles se conhecem e trocam olhares em um aeroporto. Eles voltam a se encontrar depois no palco do "Xou da Xuxa", onde trocam carícias públicas e entregam um romance nos bastidores. A série reforça que a apresentadora era bastante querida pelos parentes do piloto, antes de ela romper o namoro.
O relacionamento continua sendo parte relevante da série no quinto episódio. Frustrado, Senna aparece pedindo para voltar com Xuxa e a beija nos bastidores da Globo, mas a tentativa de reatar não impediu o namoro de chegar ao fim. A partir daí, a Netflix dá um breve espaço para Galisteu quase no final do capítulo, quando o piloto celebra uma de suas vitórias numa festa.
Galisteu aparece dançando de maneira provocativa antes de chamar Senna para perto de si. Em seguida, os conversam brevemente e trocam contatos, mas depois ela só reaparece na série durante uma ligação momentos antes da corrida fatal, no dia 1º maio de 1994. A apresentadora demonstra preocupação nos treinos de Ímola depois de um acidente de Rubinho Barrichello (João Maestri), indicando um sentimento ruim com o então namorado.
O piloto, por sua vez, tenta tranquilizá-la numa ligação telefônica, que dura apenas 14 segundos na tela. Depois, ele conversa com Galvão Bueno (Gabriel Louchard) sobre a angústia de Galisteu. A última aparição da apresentadora retrata seu espanto com a morte de Senna - por um breve segundo.
Impasse familiar
A Netflix precisou evitar menções à Adriane Galisteu por pedidos de Viviane Senna, que representa os interesses da família e é presidente do instituto que leva o nome do irmão. Os familiares não gostariam que ela fosse retratada na atração, e o streaming considerou desistir do projeto por acreditar que a ausência da ex-modelo poderia acabar com a credibilidade da série. Os executivos reforçaram os argumentos dizendo que ela esteve ao lado do piloto nos últimos 18 meses de sua vida.
Depois disso, Viviane concordou em dar continuidade no trabalho desde que Galisteu tivesse sua importância minimizada no roteiro. A ideia era que ela fosse tratada apenas como "mais uma namorada" e nunca como a viúva do piloto. Foi exatamente isso que aconteceu na produção.
"Senna" estará disponível em 29 de novembro na Netflix.