Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Retrospectiva | As 10 melhores séries brasileiras de 2024

Globo diminuiu sua influência na teledramaturgia em lista dominada por produções das plataformas internacionais

31 dez 2024 - 21h12
(atualizado às 21h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Netflix / Pipoca Moderna

A lista das melhores séries nacionais de 2024 revela uma tendência inesperada, com as plataformas de streaming americanas ocupando um espaço que costumava ser monopólio da Globo e, mais recentemente, da Globoplay. Com equívocos dramáticos em sequências estratégicas, como "Os Outros 2″ e Justiça 2", além da falta do outrora famoso padrão de qualidade em "O Jogo que Mudou a História" - e não pelas cenas chocantes, que são o destaque da trama - , as produções globais viram sua soberania ameaçada por um novo padrão hollywoodiano, representado pelo apuro técnico de "Senna" e outras produções de grande orçamento. Até a Netflix fez novela melhor. Em compensação, seu jornalismo rendeu o melhor documentário nacional do ano. Confira a relação dos grandes destaques do ano.

 

SENNA | NETFLIX

 

A minissérie sobre a vida do piloto Ayrton Senna (1960-1994) traz o ator Gabriel Leone ("Dom") em uma recriação de época que acompanha o ídolo brasileiro desde antes de correr nas pistas de Fórmula 1 até sua morte trágica há 30 anos. Além de detalhar a carreira automobilística de Ayrton Senna, com direito a cenas narradas eternizadas pela voz de Galvão Bueno, a produção também destaca seus relacionamentos, incluindo o primeiro casamento e a última namorada.

O elenco inclui a atriz Alice Wegman ("Rensga Hits!") no papel de Lilian, a primeira esposa do piloto, Camila Márdila ("Que Horas Ela Volta?") como a irmã Viviane, Pâmela Tomé ("Sol Nascente") como Xuxa Meneghel, Julia Foti ("Depois a Louca Sou Eu") como Adriane Galisteu, Gabriel Louchard ("Incompatível") como Galvão Bueno, Hugo Bonemer ("A Vida Secreta dos Casais") como Nelson Piquet, Susana Ribeiro ("O Mecanismo") como Neide Senna, Marco Ricca ("Hebe") como Miltão, a inglesa-brasileira Kaya Scodelario como a jornalista Laura Harrison, o inglês Patrick Kennedy ("O Gâmbito da Rainha") como o dirigente da escuderia McLaren Ron Dennis, o inglês Steven Mackintosh ("Anjos da Noite: A Evolução") como Frank Williams, dono da escuderia Williams, o holandês Johannes Heinrichs ("Milk & Honey") como o piloto Niki Lauda, o francês Matt Mella ("The Winter King") como o piloto Alain Prost e o também francês Arnaud Viard ("Golpe de Sorte em Paris") como o chefão da Formula 1 Jean-Marie Balestre, entre outros nomes.

Os seis episódios têm direção de Julia Rezende ("A Porta ao Lado") e Vicente Amorim ("Santo").

 

CIDADE DE DEUS: A LUTA NÃO PARA | MAX

 

A continuação de seis episódios é passada 20 anos após os eventos do longa de Fernando Meirelles. A história traz Alexandre Rodrigues reprisando seu papel como Buscapé, agora no começo dos anos 2000, como um fotógrafo profissional interessado nos conflitos do violento bairro carioca. O elenco também inclui a volta de Roberta Rodrigues como Berenice, Edson Oliveira como Barbantinho e Thiago Martins como Bradock, o líder dos pivetes que detonaram Zé Pequeno. Entre as novidades, os principais destaques são Andréia Horta ("Elis") e Marcos Palmeira ("Renascer"). Ela viverá Jerusa, uma advogada perigosa, manipuladora e destemida, enquanto ele interpretará Genivaldo Curió, o líder carismático que controla o tráfico na Cidade de Deus.

Escrita pelo cineasta Sérgio Machado ("O Rio do Desejo"), a série tem direção de Aly Muritiba ("Deserto Particular") e Bruno Costa ("Mirador").

 

PARA SEMPRE PAQUITAS | GLOBOPLAY

 

A série documental explora um pouco mais os bastidores dos "xous" da Xuxa, após o sucesso de "Xuxa: O Documentário". A produção é comandada por Tatiana Maranhão e Ana Paula Guimarães, ex-assistentes de palco, que reuniram todas as gerações de Paquitas numa retrospectiva de viagens, shows e programas de TV no Brasil e no mundo, ao longo de cinco episódios. Não faltam novas denúncias de abusos cometidos por Marlene Mattos, incluindo inspeção das menores de idade sem roupas, mas também há diversas cenas nostálgicas, com detalhes dos bastidores dos programas de Xuxa sob o olhar das assistentes.

Apenas duas ex-Paquitas se recusaram a participar do documentário: Vanessa Melo e Diane Dantas. A dupla preferiu não realizar as gravações por ter vida reservada desde que saíram da atração juvenil. Em compensação, há depoimentos de Andréa Sorvetão, Bianca Rinaldi, Juliana Baroni, Letícia Spiller, Cátia Paganote (Miúxa), Monique Alfradique, da vencedora de "A Fazenda 14" Bárbara Borges e das duas diretoras, Tatiana Maranhão e Ana Paula Almeida (Pituxita). Participam, ao todo, 27 do total de 29 paquitas brasileiras, além de paquitas internacionais, de Argentina, Chile, Peru e Estados Unidos, e outros nomes que marcaram a história dos coadjuvantes de Xuxa, como os Paquitos e Adriana Bombom.

 

IMPUROS 5 | DISNEY+

 

Com duas indicações ao Emmy Internacional de Melhor Ator, Raphael Logam continua a protagonizar o drama criminal como Evandro do Dendê, um jovem que, após a morte de seu irmão por policiais, decide entrar para o mundo do crime para se vingar e rapidamente ascende na hierarquia do tráfico. Na 5ª temporada, ele alcançou todos os seus objetivos, controla produção, distribuição e exportação de drogas, mas o crescimento dos negócios torna difícil manter tudo sob controle. Os episódios mostram que novos inimigos nascem de onde menos se espera. Caso de Geise (Lorena Comparato), que confronta o marido e ganha poder ao se articular diretamente com os líderes do tráfico internacional.

Ao mesmo tempo, o policial Morello (Rui Ricardo Diaz) segue determinado a capturar Evandro e desmantelar sua operação criminosa. Para isso, costura uma aliança improvável para finalmente capturar o dono do Dendê. Encurralado pela polícia e pela própria família, Evandro tem que se virar e fazer escolhas difíceis.

O elenco fixo inclui também João Victor Silva ("Verdades Secretas"), Cyria Coentro ("Os Dias Eram Assim") e Leandro Firmino ("Cidade de Deus").

 

DOM 3 | PRIME VIDEO

 

Criada pelo diretor Breno Silveira ("2 Filhos de Francisco", "Gonzaga de Pai para Filho"), que faleceu em maio de 2022, a série tem sido uma das principais produções nacionais do Prime Video, destacando-se pela sua narrativa envolvente e personagens complexos. A 3ª temporada promete concluir de maneira impactante a saga de Pedro Dom, que se vê em uma situação desesperadora, envolvido em uma perseguição policial e endividado com o chefe do tráfico da Rocinha, enquanto tenta proteger sua família, incluindo sua esposa Jasmin e a filha recém-nascida.

A história razoavelmente verídica é baseada no livro homônimo de Tony Bellotto (autor de ficções policiais e também guitarrista dos Titãs) sobre a trajetória do personagem-título, jovem bem-nascido e filho de policial que se tornou chefe de uma quadrilha especializada em assaltar prédios de luxo no Rio de Janeiro. A premissa explora a dinâmica entre o pai policial e o filho viciado, que se torna "criminoso fashion" para sustentar o vício, até um desfecho trágico, e destaca em seu elenco Gabriel Leone (o Roberto Carlos de "Minha Fama de Mau") e Flávio Tolezani ("Boca a Boca") como o protagonista e seu pai, além de Filipe Bragança ("Órfãos da Terra"), Raquel Villar ("Mato sem Cachorro"), Isabella Santoni ("Orgulho e Paixão"), Ramon Francisco ("1 Contra Todos"), Digão Ribeiro ("Dente por Dente"), Julia Konrad ("Cidade Invisível"), André Mattos ("Tropa de Elite 2") e Fabio Lago ("Cidade Invisível").

 

OS QUATRO DA CANDELÁRIA | NETFLIX

 

A série dramática é baseada em depoimentos reais de sobreviventes da Chacina da Candelária, que aconteceu no Rio de Janeiro em julho de 1993. Criada e dirigida por Luis Lomenha ("Luto como Mãe"), a produção traz uma narrativa trágica, dura e realista a partir do ponto de vista de quatro crianças em situação de rua, mostrando as 36 horas anteriores ao massacre de menores que dormiam do lado de fora da Igreja da Candelária, no centro do Rio.

O elenco de "Os Quatro da Candelária" é encabeçado pelos jovens atores Andrei Marques, Samuel Martins e Wendy Queiroz, que fazem seus primeiros trabalhos na tela, além de Patrick Congo ("Justiça"), mas a produção também conta com veteranos como Antônio Pitanga ("Casa de Antiguidades"), Leandro Firmino ("Cidade de Deus"), Bruno Gagliasso ("Marighella"), Maria Bopp ("Me Chama de Bruna"), Stepan Nercessian ("Chacrinha: O Velho Guerreiro") e até o cantor Péricles.

 

RENSGA HITS 2 | GLOBOPLAY

 

A série, que tem como pano de fundo o universo da música sertaneja, inspira-se principalmente em artistas do feminejo, como Marília Mendonça, Naiara Azevedo e Paula Fernandes. A produção acompanha Raíssa Medeiros (Alice Wegmann), uma jovem do interior que, após ser traída pelo ex-noivo, decide abandoná-lo no altar e seguir seu sonho de viver da música sertaneja na grande Goiânia (GO). Mas ao apresentar uma música inédita num bar, ela acaba roubada e a canção vai parar na voz de uma cantora de sucesso, Gláucia Figueira (Lorena Comparato). Como se isso não bastasse, Raíssa ainda descobre que a rival é sua irmã por parte de pai - um pai que ela achava que tinha morrido há muitos anos, mas estava vivíssimo. A trama do segundo ano traz Raíssa e Gláucia pressionadas a virar uma dupla sertaneja por suas empresárias. E elas têm até um motivo nobre para se unir: ajudar na recuperação do pai delas, Zé Roberto Guarariba (Ernani Moraes), que sofreu um acidente.

A 1ª temporada foi um dos maiores sucessos da plataforma Globoplay e também repetiu a performance na TV Globo. Como medida desse êxito, a música da discórdia entre as protagonistas, "Desatola Bandida", acabou virando hit fora das telas. A aposta da 2ª temporada é "Detox de Macho", cantada pela dupla feminina.

O elenco também destaca Deborah Secco, Fabiana Karla, Jeniffer Dias, Maurício Destri, Mouhamed Harfouch, Maíra Azevedo, Ernani Moraes, Alejandro Claveaux, Sidney Santiago e Samuel de Assis. Já a direção geral dos novos episódios passou para as mãos de Natália Warth, conhecida por seu trabalho em "As Five".

 

SUTURA | PRIME VIDEO

 

A série médica brasileira, que também inclui elementos criminais, gira em torno de Ícaro (Humberto Morais, "Poliana Moça"), um jovem médico recém-formado que vem da periferia de São Paulo. Ele enfrenta dificuldades financeiras devido a uma dívida acumulada durante a faculdade e, sem conseguir iniciar sua residência médica, se vê sem perspectivas. A história muda quando uma oportunidade inesperada surge com a Dra. Mancini (Cláudia Abreu, "Desalma"), uma cirurgiã de renome que, após sofrer um trauma pessoal, passa a lidar com tremores nas mãos, comprometendo sua carreira. Determinada a voltar a operar, Mancini forma uma aliança improvável com Ícaro, e juntos eles se envolvem em procedimentos médicos ilegais, entrando em um mundo de crimes perigosos. À medida que mergulham mais fundo nesse universo, os limites entre ética e sobrevivência começam a se borrar.

O elenco de "Sutura" ainda inclui atores renomados como Juliana Paiva ("Salve-se Quem Puder"), Gabriel Braga Nunes ("Verdades Secretas 2"), Danilo Mesquita ("Além da Ilusão"), Lara Tremouroux ("Rota 66: A Polícia que Mata"), Leopoldo Pacheco ("Pantanal"), Naruna Costa ("Irmandade") e Yara de Novaes ("Novela"). Criada por Fábio Montanari ("Pico da Neblina"), a série é dirigida por Diego Martins ("Rota 66: A Polícia que Mata"), com co-direção de Jéssica Queiroz ("Mila no Multiverso") e produção de Gustavo Mello e Zasha Robles (ambos de "Negociador") pela Boutique Filmes.

 

AMOR DA MINHA VIDA | DISNEY+

 

A nova série brasileira traz a atriz Bruna Marquezine ("Besouro Azul") na frente e atrás das câmeras. Na produção romântica passada em Brasília, Bruna vive Bia, uma jovem que tem uma relação forte com Victor, vivido por Sérgio Malheiros ("Família É Tudo"). Os dois são amigos inseparáveis e confidentes, que compartilham desilusões amorosas, enquanto atravessam uma jornada de amadurecimento. O elenco ainda conta com João Guilherme ("De Volta aos 15"), Fernanda Paes Leme ("Ricos de Amor"), Isabela Souza ("Bia"), Danilo Mesquita ("Além da Ilusão"), Malu Rodrigues ("Pantanal"), Sophia Abraão ("Amor à Vida"), Ana Hikari ("As Five"), Cissa Guimarães ("Salve Jorge") e outros.

O roteiro é de Matheus Souza ("Ana e Vitória") e a direção está a cargo do próprio Matheus, René Sampaio ("Eduardo e Mônica"), Tatiana Fragoso ("Impuros") e… Bruna Marquezine, que faz sua estreia na função.

 

PEDAÇO DE MIM | NETFLIX

 

A mininovela, que a Netflix chama de "série de melodrama", é estrelada por Juliana Paes ("Pantanal") como a personagem Liana. Após descobrir que seu marido Tomás (Vladimir Brichta, de "Renascer") a traiu com uma amiga da família, ela o expulsa de casa e decide espairecer em uma balada, onde acaba sendo drogada e estuprada por um antigo conhecido, interpretado por Felipe Abib ("Verônica"). Esse evento resulta em uma gravidez rara de gêmeos, cada um de um pai diferente, devido a uma superfecundação heteroparental.

Após o estupro, o abusador começa a perseguir Liana, aparecendo em seu trabalho e sua casa. E como desgraça pouca não rende novela, enquanto lida com a gravidez e o assédio do abusador, Liana descobre que seu ex-marido sofreu um acidente de carro. Ela decide reatar o casamento por causa do sonho de terem um filho juntos, mas Tomás não aceita bem a situação ao descobrir a verdade sobre a gravidez.

Escrita por Angela Chaves, conhecida por "Os Dias Eram Assim" e o remake de "Éramos Seis", a atração vai experimentar o formato de 17 episódios para uma trama - e uma dramaturgia - típica de novela, eliminando as histórias paralelas e núcleos secundários. A produção é da A Fábrica, com direção artística de Maurício Farias ("Verônica") e roteiro assinado por Angela Chaves ("Éramos Seis"). O elenco também conta com Paloma Duarte ("Pecado Mortal"), João Vitti ("Despedida de Solteiro"), Jussara Freire ("Éramos Seis"), Martha Nowill ("Entre Nós") e Antonio Grassi ("Chamas da Vida").

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade