'Sherlock Jr': 100 anos de um dos filmes mais mágicos da história do cinema
Buster Keaton fez mais em 45 minutos do que muitos em filmes com o dobro ou até o triplo de sua duração.
Nas origens do cinema como entretenimento popular, o tempo não era medido de forma natural. Devido às limitações técnicas da época, tornou-se padrão medir a duração de um filme não em minutos, mas em rolos. Assim, as pessoas que iam assistir a um filme de dois rolos já sabiam que estavam vendo um curta-metragem, pois ele não duraria mais de 20 minutos.
Esse era um método muito usado pelos curtas-metragens cômicos estrelados por grandes astros da época que, quando passavam a ter ambições artísticas maiores, iam além do filme de quatro rolos, comunicando-se assim com o espectador para mostrar-lhe um grande filme. Pelos padrões atuais, um filme de quatro ou cinco rolos pode não ser considerado um longa-metragem, mas é difícil negar esse status a Sherlock Jr..
Indo direto para os filmes
E é impossível tirar isso da cabeça, pois estamos falando de um dos maiores filmes da história do cinema. No mínimo, um dos mais mágicos e especiais, com Buster Keaton se formando como um autor total em uma ambiciosa comédia muda que evolui para o fantástico e até mesmo para o meta-cinemático. Já se passaram 100 anos desde seu lançamento nos cinemas, e hoje ele pode ser visto em streaming gratuito pelo site Plex.
Keaton dá vida aqui a um jovem e sonhador projecionista de filmes que, entre sessões vazias, começa a fantasiar sobre sua verdadeira paixão: tornar…
Era uma Vez um Estúdio: Uma jornada mágica pelos 100 Anos de animação da Disney