Só por que tem personagem gay: Professora dos Estados Unidos investigada pela polícia após exibir Mundo Estranho para seus alunos
A exibição está sendo avaliada a partir da lei "Don't Say Gay" na Flórida.
Mundo Estranho foi o primeiro filme da Disney a apresentar um personagem adolescente abertamente gay. Lançado em 2022, o longa-metragem está no centro das discussões do Departamento de Educação da Flórida, após ser exibido na sala de aula de uma turma da quinta série.
A professora Jenna Barbee está sob investigação após exibir a animação para sua turma. Em vídeo postado no Tiktok, ela conta que está sendo acusada de doutrinação. "Nossos alunos fizeram testes padronizados durante toda a manhã. Achei que seria um ótimo momento para dar a eles uma pausa no cérebro, exibindo um filme relacionado ao que estávamos aprendendo na escola… Escolhi este filme porque está relacionado ao nosso currículo."
Antes de exibir o filme, a professora tinha adquirido os papéis de permissão dos pais assinados pelos alunos. No entanto, foi denunciada por Shannon Rodriguez, membro do conselho do Distrito Escolar do Condado de Hernando. A notificação judicial sustenta-se a partir da legislação "Don't Say Gay" (Não Diga Gay), na Flórida, que limitou a discussão sobre orientação sexual e identidade de gênero nas escolas.
O personagem gay em questão é Ethan Clade, dublado originalmente por Jaboukie Young-White. No comunicado divulgado pelo distrito escolar, foi dito que "partes da história envolvem um personagem masculino tendo e expressando sentimentos por outro personagem masculino" e, por este motivo, "este filme não será exibido" no futuro.
Cassie Palelis, secretária de imprensa do Departamento de Educação da Flórida, disse que a denúncia será analisada por um investigador e um advogado.